Cpanel

Cpanel: Como Acessar e Seção Arquivos

O Cpanel é o painel de controle da sua hospedagem SoloWEB, é um sistema interativo, super completo e fácil de utilizar para administrar hospedagens de site no sistema Linux.

Fazemos uma série de postagens explicando todos os aspectos desta excelente ferramenta.

cpanel, como acessar o cpanel, como usar cpanel, tutorial cpanel
cpanel, como acessar o cpanel, como usar cpanel, tutorial cpanel

Como acessar o Cpanel?

É possível acessar o seu Cpanel de 3 formas diferentes:

http://SEUDOMINIO/cpanel
http://SEUDOMINIO:2082
http://SEUDOMINIO:2083 (porta segura e criptografada)

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Após isso insira seu loginsenha fornecidos pelo administrador.

Elementos e Recursos do Cpanel

Ao entrar no CPanel, você terá contato com diversas informações importantes sobre seu uso da hospedagem, além dos recursos de manutenção para seu site. Na saudação de boas-vindas, o CPanel apresenta o IP que você está utilizando para se conectar, e lhe oferece a opção de configurar seu e-mail, para receber informações importantes sempre que necessário;

Nas informações da conta, você pode ter um controle da utilização do espaço assinado, do tráfego de acesso e transferência mensal, assim como contas de e-mail e FTP;

Nas informações do servidor, você obtém informações técnicas sobre a plataforma utilizada e sobre as versões dos módulos de programação instalados.

Ferramentas do Cpanel

Agora vamos conhecer as principais ferramentas que você irá utilizar no Cpanel para adminsitrar sua hospedagem SoloWEB. Em breve explicaremos artigos completos explicando o uso das mais importantes.

Elas são divididas por seções.

cpanel, como acessar, como usar o cpanel, arquivos cpanel
cpanel, como acessar, como usar o cpanel, arquivos cpanel

Gerenciador de Arquivos

Um gerenciador dos arquivos da sua hospedagem totalmente online. Se você não sabe utilizar programas de FTP ou está com pressa para remover, enviar e até mesmo modificar arquivos, o gerenciador de arquivos é a ferramenta ideal.

Você pode navegar entre os diretórios de seu espaço de hospedagem, criar novas pastas, novos arquivos, realizar transferências destes arquivos entre os diretórios existentes e até mesmo jogá-los para uma lixeira.

Uso do disco

Mostra com detalhes o uso do disco rígido do seu servidor, ideal para descobrir quais diretórios estão ocupando mais espaço e excluir liberando espaço.

Conexões FTP

Através dessa ferramenta você monitora os acessos via FTP à sua hospedagem.

Imagens

Parecido com o Gerenciador de Arquivos, esta ferramenta foca-se especialmente nas imagens, podendo disponibilizá-las em miniaturas para que você as identifique mais facilmente.

Disco Web

Ferramenta para criar discos virtuais para armazenagem de arquivos.

Backups

Ferramenta para gerar backups da sua hospedagem e dos seus sites.

Privacidade do Diretório

Ferramenta que modifica e configura de forma rápida a privacidade dos diretórios, evitando assim acesso indesejado a determinados arquivos.

Contas FTP

Cria e gerencia as contas de FTP com acesso a seu servidor, é possível determinar os diretórios aos quais elas terão acesso.

Assistente de Backup

Gera backups de forma simples e automatizada.


Esperamos ter ajudado a todos com as informações contidas aqui. Lembrando que em breve faremos artigos específicos com funções do Cpanel e que muitas das funções aqui descritas talvez não sejam encontradas em Cpanels de outras hospedagem.

Cpanel completo, com todas as funções, você só encontra nas hospedagens da SoloWEB!

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br