Ícone do site SOLOWEB Tecnologia

O que fazer para manter um site no ar com segurança e bons resultados

Manter um site no ar parece uma tarefa simples, uma vez que o desenvolvimento inicial esteja concluído. Embora um grande número de empresários compreenda que, de tempos em tempos, será necessário atualizar o site para refletir novas tendências de design e usabilidade, uma grande parte deles não percebe que, mesmo quando não existem alterações na sua concepção, um site requer constantes manutenções.
Essas manutenções podem atender a diferentes objetivos, como garantir a segurança, assegurar que o site reflita a realidade presente de seu negócio, evitar que o site saia do ar, entre muitos outros. É consenso entre muitos dos profissionais de Web que existem atividades que devem ser realizadas diariamente, outras semanal e mensalmente, e algumas devem ser feitas pelo menos uma vez ao ano.
Para garantir que um site dê a máxima contribuição ao negócio, é importante atentar a essas recomendações. Apresentamos a seguir as principais tarefas que devem ser executadas, conforme a frequência indicada.

Tarefas diárias

• Os patches de segurança devem ser instalados tão logo se tornem disponíveis. Esperar o “momento ideal” para aplicar essas atualizações pode fazer com que elas nunca cheguem a ser instaladas, ou demorem demais, deixando o site vulnerável a graves riscos de invasão. Alguns robôs verificam milhares de sites diariamente em busca de vulnerabilidades recém-descobertas.
• Atualizações relativas a estoque de produtos, no caso de vendas on-line, devem ser realizadas na maior velocidade possível, idealmente em tempo real. Se o site não for integrado diretamente a um sistema de estoque, é preciso que, diariamente, as quantidades sejam atualizadas, evitando assim constrangimentos junto aos clientes.
• O backup de dados também deve ser realizado todos os dias, evitando que dados que possam ser coletados pelo site sejam perdidos, comprometendo o bom andamento do negócio. Um servidor de backup dedicado deve ser utilizado sempre.

Tarefas semanais

• O site deve receber conteúdo novo toda semana, em seu blog ou canal de notícias. Na verdade, quanto maior for a frequência de atualizações, mais interessante o site se torna, com usuários mais engajados, e melhor ele se classifica em mecanismos de busca.
• As estatísticas do site devem ser constantemente verificadas, não só para entender melhor seu público, mas também para atuar em melhorias na maior velocidade possível. Isso é feito através da coleta de dados de ferramentas de analytics, e permite que sejam rapidamente identificadas as páginas mais e menos populares.
• Se o site contém informações “perecíveis”, como a equipe, ou um catálogo de produtos, deve receber frequentes verificações para garantir que apresentem conteúdo atualizado. Os dados de contato da empresa também devem compor o checklist de informações a serem verificadas, pois podem haver mudanças na estrutura de números telefônicos da região, por exemplo.

Tarefas mensais

• O site deve ser testado nas diversas plataformas e versões de browsers, que evoluem com frequência e podem fazer com que ele se torne inadequado ou de difícil navegação. O teste com um variado número de dispositivos móveis também é recomendado, principalmente com os mais vendidos do momento.
• Devem ser verificadas as informações sazonais, como promoções ou eventos da temporada. Chamadas para eventos específicos, como feiras ou workshops, devem ser revisadas, para evitar que permaneçam em destaque após a data de ocorrência. Também devem ser planejadas as estratégias de marketing para períodos festivos do ano, se o site trabalha com e-commerce. A escolha e a promoção de palavras-chaves apropriadas a essa sazonalidade também é uma tarefa importante.
• Ocasionalmente, devido a reestruturações, podem surgir links quebrados que levem a páginas 404 (conteúdo não encontrado). Pelo menos uma vez por mês, o site deve ser cuidadosamente examinado para ver se existem páginas como essa, atualizando os links para conteúdos similares ou a nova localização das páginas, ou removendo-os.
• Também é importante testar os backups diários do site, para garantir que estejam funcionando adequadamente.

Tarefas anuais

• Registros de domínios e certificados SSL expiram. Por esse motivo, todos os anos é preciso verificar o que precisa ser renovado, e planejar essas renovações.
• Os planos de conteúdo devem ser revisados, levando em consideração as métricas acumuladas durante o ano, reforçando os pontos de melhor desempenho e investindo naqueles de desempenho ruim.
• A revisão periódica do site também deve ser avaliada pelo menos uma vez por ano, pois pode já ter chegado o momento de fazê-la. É nesse momento que devem ser verificadas as novas tendências de SEO e as novas técnicas de usabilidade e navegação, além do ajuste a novas tecnologias de dispositivos móveis.

Em todas as manutenções, seja de conteúdo ou de componentes de sistema, é importante que seja mantido um foco no negócio. Todas elas devem ter um motivo de ser, independentemente de qual seja (segurança, melhor desempenho em SEO, maior compatibilidade, maior taxa de conversão de leads). Assim, as manutenções ocorrem com um propósito, e energia não é dispensada em atividades que não tenham por que ocorrer.

 

A SOLOWEB oferece para seus cliente uma oportunidade de hospedagem diferenciada focando na qualidade do serviço e atendimento. Confira nossos planos: www.soloweb.com.br

 

FONTE: http://exame.abril.com.br

Sair da versão mobile