Ícone do site SOLOWEB Tecnologia

Conhecendo Certificação SSL

Introdução

Para começarmos a falar de certificação SSL primeiro devemos conhecer seu conceito e quais os tipos de SSL o mercado oferece.

O SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo desenvolvido para elevar a segurança dos dados transmitidos pela internet. O SSL pode ser usado em vários serviços, sendo que o mais comum é o acesso a páginas web.

As conexões SSL são geralmente utilizadas para envio de informações sigilosas(como senha, número de cartão de credito, etc). O SSL faz uso da criptografia para garantir este sigilo de informações trafegadas pelo navegador web do usuário e o servidor web. Mesmo com essa segurança poderá haver interceptação dos dados, sendo que o hacker deverá descriptografar esses dados para obter sucesso em seu ataque. Agora sim vamos falar do Certificado SSL.

 

  1. Certificado SSL

O certificado SSL tem como função certificar o site que está sendo acessado, assegurando se é ele mesmo e que todas as informações do proprietário do site são verdadeiras. Este processo é realizado por empresas que emitem o certificado SSL, elas fazem a validação do domínio e, dependendo do tipo de certificado, também da entidade detentora do domínio.

Existem hoje no mercado diferentes tipos de certificados, segue alguns deles:

 

Validação do domínio: Validação em nível de domínio é o tipo mais básico de SSL. Estes certificados fornecem criptografia básica, são emitidos rapidamente, validando a propriedade do domínio. Certificados validados pelo domínio são geralmente mais baratos.

Validação da Organização: Certificados SSL validação de organização incluem a autenticação da empresa ou organização por trás do domínio. Isso proporciona um maior nível de segurança e permite que os clientes saibam que podem confiar em seu servidor com suas informações pessoais.

Validação Estendida: Validação Estendida é o certificado top de linha. Com a validação estendida, a autoridade de certificação realiza um exame muito aprofundado de sua empresa antes de emitir o certificado. Este tipo de SSL fornece o mais alto grau de segurança e confiança do usuário.

 

  1. Influência sobre o tipo de certificado

Para conhecermos um pouco mais sobre a certificação SSL e sua influência vamos falar sobre o tipo de SSL Validação Estendida ou a EV(Extended Validation).

Os certificados digitais EV SSL são denominados de Certificados Digitais de Validação Avançada e foram criados para ajudar a combater fraudes na web. A tecnologia de validação avançada EV (Extended Validation) permite aos navegadores/browsers, a partir do Internet Explorer 7 e Firefox 3 (*), mostrar a barra de endereços na cor verde com o nome de sua empresa, facilitando que os usuários identifiquem rapidamente o seu site como sendo seguro, autêntico e não clonado.

Outro fator que atesta a segurança dos sites com certificados EV SSL é o fato das entidades certificadoras somente liberarem o certificado depois de obterem comprovações de que a empresa é operacional há pelo menos 03 anos no mundo real e, se é possível, entrar em contato com o responsável da empresa por outros meios que não o website.

A seguir um gráfico de confiabilidade ajudando a explicar melhor sobre o Certificado SSL EV:

 

Como pode ser observado o nível de confiabilidade do certificado EV se torna muito maior chegando a 99,9% de dados seguros tanto os que trafegam como as informações da empresa que está oferecendo seus serviços.

As empresas certificadoras como a Comodo e a GeoTrust são as mais respeitadas do mercado, outras empresas também oferecem o serviço.

 

 

A SOLOWEB disponibiliza planos hospedagem à parti de R$9,90 confira aqui http://soloweb.com.br/hospedagem-linux ou se preferir ter uma renda extra revendendo planos de hospedagem, temos os melhores para você, veja os planos http://soloweb.com.br/revenda-linux
Sair da versão mobile