Hoje trazemos as 5 dicas finais sobre como melhorar a performance do seu site em WordPress. Confira as Partes 1 e 2.
A SoloWeb oferece a melhor hospedagem para WordPress no Brasil.
11 – Otimize o banco de dados
Todo site em WordPress é ligado diretamente à um banco de dados no phpmyadmin. Cada texto, post, revisão, geram entradas neste banco de dados, acumulando constantemente informações que podem sobrecarregar o sistema e ocasionalmente deixar seu site em WordPress mais lento do que o normal.
Sempre que terminar alterações, excluir postagens, imagens e plugins, execute um plugin de otimização do banco de dados.
Plugins recomendados para otimizar o banco de dados do WordPress:
12 – Reduza as requisições HTTPS
Reduzir o número de requisições https é um passo muito importante para melhorar a performance do seu site WordPress. Utilize o script abaixo que foi desenvolvido pela equipe o KEYCDN uma empresa de referência em CDN. Este código irá desabilitar algumas funções desnecessárias do WordPress e com isso reduzirá o número de requisições https.
/** * Disable the emoji's */ function disable_emojis() { remove_action( 'wp_head', 'print_emoji_detection_script', 7 ); remove_action( 'admin_print_scripts', 'print_emoji_detection_script' ); remove_action( 'wp_print_styles', 'print_emoji_styles' ); remove_action( 'admin_print_styles', 'print_emoji_styles' ); remove_filter( 'the_content_feed', 'wp_staticize_emoji' ); remove_filter( 'comment_text_rss', 'wp_staticize_emoji' ); remove_filter( 'wp_mail', 'wp_staticize_emoji_for_email' ); add_filter( 'tiny_mce_plugins', 'disable_emojis_tinymce' ); } add_action( 'init', 'disable_emojis' ); /** * Filter function used to remove the tinymce emoji plugin. * * @param array $plugins * @return array Difference betwen the two arrays */ function disable_emojis_tinymce( $plugins ) { if ( is_array( $plugins ) ) { return array_diff( $plugins, array( 'wpemoji' ) ); } else { return array(); } }
13 – Defina a dimensão das imagens
Além de otimizar suas imagens para deixar elas mais leves para o navegador e para o usuário você precisa também especificar as dimensões de largura e altura da imagem. Isso fará com o que o navegador saiba o tamanho exato da imagem que ele precisa “desenhar” caso contrario ele terá que descobrir qual é o tamanho da sua imagem e como você sabe isso gera perda de performance. Então toda vez que você utilizar uma imagem em seu site não esqueça de especificar o tamanho de width e height das imagens.
14 – Otimize o MySQL através do servidor
Verifique com sua hospedagem a possibilidade da otimização do MYSQL do servidor através da técnica MySQL Tuning. Caso seja possível seu site ficará um pouco mais rápido ao realizar as consultas do wordpress
15 – Verifique a velocidade do site com ferramentas especializadas
Feitos todos os procedimentos acima, ainda é possível verificar o desempenho do seu site com algumas ferramentas online e receber algumas dicas extras do que pode ser feito para melhorar.
Recomendamos:
Continue acompanhando nosso blog para receber dicas semanais de internet e WordPress”