Ícone do site SOLOWEB Tecnologia

Os 6 melhores plug-ins de backup para WordPress

Fazer backup do seu site com frequência é uma das melhores maneiras de protegê-lo. Backups recentes podem ajudar se você encontrar um erro que não sabe como consertar ou se um plugin ou atualização de tema quebrar seu site. A maioria dos sites pode se beneficiar de backups diários ou até mesmo de vários backups por dia.

Lidar com essa tarefa manualmente pode ser muito demorado, no entanto, é aí que entram os plug-ins de backup do WordPress. Vamos falar sobre por que faz sentido usar um plug-in para fazer backup do seu site e, em seguida, apresentar seis soluções principais!

E caso precise de ajuda a SoloWeb pode tanto desenvolver seu site com todas as seguranças como também otimizar, monitorar e melhorar seus projetos, fale conosco, soloweb.com.br

Por que você deve usar um plug-in de backup do WordPress

Embora seja possível fazer backup do WordPress manualmente , não é o melhor uso do seu tempo. Para criar um backup completo, você deve copiar o conteúdo da pasta raiz do  WordPress  e exportar seu banco de dados. Em seguida, você deve decidir se deseja armazenar esse backup localmente ou na nuvem (de preferência em ambos os lugares). Repita esse processo algumas vezes e você logo perceberá que há muitas maneiras de gastar seu tempo de forma mais produtiva.

Claro, existem alternativas para backups manuais. Se estiver usando o WordPress, você tem três opções:

  1. Use um host que ofereça backups automáticos. A maioria dos hosts WordPress gerenciados oferece esse recurso e fará backup do seu site diariamente. Eles também oferecem a opção de restaurar backups do painel de hospedagem. Esse nível de serviço geralmente custa um pouco mais do que a hospedagem básica.
  2. Pague por um serviço de manutenção do WordPress. Se você deseja uma abordagem mais direta para manter seu site, os serviços de manutenção do WordPress garantem que ele esteja sempre funcionando da melhor forma. Isso normalmente inclui backups automáticos, mas, novamente, tem um custo extra.
  3. Use um plugin de backup do WordPress. Com o plugin certo, você pode ter total controle de sua programação de backup. Além disso, você pode decidir como armazenar esses backups, já que a maioria dos plug-ins permite que você baixe os arquivos ou os envie para serviços em nuvem. Melhor ainda, algumas soluções podem ser usadas gratuitamente.

Com um plugin de backup do WordPress, você pode armazenar cópias adicionais do seu site em outros locais (e mantê-las pelo tempo que desejar). Na maioria dos casos, usar um plugin é muito mais barato do que um serviço de manutenção do WordPress, então é a abordagem que recomendamos se você for do tipo faça você mesmo.

Vamos aos plugins!

1. UpdraftPlus

UpdraftPlus é um dos plug-ins de backup do WordPress mais fáceis de usar que você pode usar. Ele permite que você crie backups sob demanda e selecione se deseja incluir o banco de dados e os arquivos do site:

Por padrão, este plugin armazena backups em seu servidor. No entanto, você também pode baixar arquivos de backup para o seu computador ou conectar o UpdraftPlus a um serviço de armazenamento em nuvem. Por padrão, o plug-in oferece suporte a vários desses serviços, incluindo as seguintes opções:

UpdraftPlus permite que você baixe backups completos ou apenas as partes específicas de que você precisa, como seu banco de dados, arquivos, plug-ins e temas. Você também pode usá-lo para restaurar qualquer backup existente com um único clique.

A versão gratuita deste plugin permite agendar backups e decidir quantos deles deseja armazenar caso precise. Se você pagar pelo UpdraftPlus premium, poderá agendar backups incrementais. Isso significa que o plug-in só será adicionado aos backups existentes se você fizer alterações no site, economizando espaço de armazenamento.

Características principais:

Preço: Gratuito, com licenças premium a partir de $ 70 (e depois $ 42 por ano)

2. BackWPup

BackWPup é um plugin que trata do agendamento de backups do WordPress. Ele permite que você agende “trabalhos” com controle total sobre o que incluir em cada backup e com que freqüência eles devem ser executados. Você pode agendar tarefas de backup para serem executadas manualmente, com tarefas cron do WordPress ou com comandos usando WP-CLI :

Você pode decidir quais tabelas de banco de dados, pastas do WordPress e plug-ins incluir em cada trabalho de backup. Na prática, isso significa que você pode configurar tarefas para fazer backup de tabelas específicas periodicamente e criar cópias completas do seu site com mais frequência.

BackWPup permite armazenar seus backups no servidor do seu site, enviá-los por e-mail ou carregá-los para um serviço de armazenamento em nuvem:

A principal desvantagem de usar o BackWPup é que a versão gratuita do plug-in não inclui a funcionalidade de restauração de backup. Isso significa que você deve restaurar seus backups manualmente ou pagar pela versão premium.

Características principais:

Preço: Gratuito, com licenças premium a partir de US $ 69 por ano

3. WPvivid Backup

WPvivid Backup oferece funcionalidade de backup e migração para sites WordPress. Com este plugin, você pode agendar backups completos ou parciais (banco de dados ou arquivos) para o seu site na programação que desejar. Ele também permite que você crie arquivos de backup sob demanda:

Assim que seus backups forem criados, você pode baixá-los ou carregá-los em um serviço de armazenamento em nuvem:

Você também pode restaurar backups com um único clique, e o plug-in mantém registros detalhados de todas as tarefas que executa.

O que diferencia o WPvivid Backup é que você também pode usar este plugin para migrar facilmente os sites WordPress. Se você instalar o WPvivid Backup em dois sites, poderá conectar esses sites usando uma chave secreta. Em seguida, você tem a opção de fazer uma cópia de um de seus sites e importá-lo para o outro. Esse recurso é perfeito se seu novo host não oferecer migrações gratuitas e você não quiser realizar essa tarefa manualmente.

Também é importante notar que o WPvivid se integra ao MainWP . Você pode usar essa integração para agendar backups para todos os sites que você gerencia a partir do painel MainWP.

Características principais:

Preço: Gratuito, com licenças premium a partir de US $ 49 por ano

4. All-in-One WP Migration

Embora o All-in-One WP Migration seja principalmente um plug – in de migração do WordPress , também é uma de nossas ferramentas de backup favoritas. Este plug-in torna muito simples criar backups de um clique do seu site, que você pode restaurar com a mesma facilidade:

No entanto, você não pode usar o All-in-One WP Migration para agendar backups. A versão gratuita do plug-in também não oferece suporte à exportação de backups para armazenamento em nuvem. Em vez disso, você tem que pagar por uma extensão para acessar quase todas as plataformas de armazenamento em nuvem para as quais deseja exportar backups:

Uma área em que este plugin se destaca é quando se trata de migrações (como o próprio nome indica!). Você pode importar cópias do seu site usando o mesmo plug-in em outro site e funcionará tão bem quanto uma migração manual. Além disso, o plugin é famoso por ser capaz de fazer upload de arquivos grandes, mesmo em hosts da web que limitam seus recursos (por exemplo, se você usa hospedagem compartilhada ).

Características principais:

Preço: Gratuito, com extensões premium disponíveis

5. Database Backup for WordPress

Em alguns casos, você pode desejar fazer backup apenas do banco de dados do WordPress e não de todos os arquivos do seu site. Database Backup for WordPress permite que você faça exatamente isso. Além disso, o plug-in oferece controle total sobre quais tabelas de banco de dados você deseja salvar:

Backup de banco de dados para WordPress é útil se você usar muitos plug-ins que adicionam tabelas personalizadas ao seu site. Com esta ferramenta, você será capaz de salvar dados de tabelas específicas que você precisa, sem ter que vasculhar o phpMyAdmin .

Este plugin permite que você agende backups e baixe os arquivos resultantes para o seu computador. Ele também pode enviar backups de banco de dados automaticamente para qualquer endereço de e-mail que você escolher.

Características principais:

Preço: Grátis

6. Backup

Backup de nome simples é relativamente novo entre os plug-ins de backup do WordPress. Ainda está em desenvolvimento inicial, mas decidimos incluí-lo porque oferece uma das interfaces mais amigáveis ​​que você pode encontrar. Com este plug-in, você pode criar backups sob demanda ou programá-los:

Além disso, oferece controle total sobre quais arquivos incluir no backup. Você pode excluir plug-ins, temas, uploads ou todo o conteúdo de sua pasta wp-content  . Você também pode configurar filtros para excluir arquivos com base em critérios específicos, como nome ou tamanho:

Até agora, a versão gratuita do plugin permite apenas enviar backups por e-mail ou baixá-los manualmente, além de armazená-los em seu servidor. No entanto, o desenvolvedor está trabalhando para incluir integrações com várias plataformas de armazenamento em nuvem para a versão gratuita do plugin.

Características principais:

Preço: Gratuito, com licenças premium a partir de US $ 19,98 por seis meses

O backup do seu site não é negociável. É a coisa mais importante que você pode fazer para proteger seu site e seus dados. Se você já se deparou com um bug de quebra de site, ter um backup recente também pode evitar que você gaste dias solucionando o erro.

A SoloWeb oferece backups automáticos, isso é fantástico. No entanto, também recomendamos configurar um plug-in de backup do WordPress para criar cópias adicionais do seu site em qualquer programação que você desejar. Nossas recomendações é usar o que melhor lhe atende mas deve utilizar algum sim por questões de segurança. Também oferecemos suporte especializado para seu site, sistema, hospedagem ou servidores, entre em contato conosco, soloweb.com.br.

Você tem alguma dúvida sobre como fazer backup do seu site WordPress usando esses plug-ins? Estamos aqui para ajudar. Acesse SoloWeb.com.br!

Sair da versão mobile