Ícone do site SOLOWEB Tecnologia

Como criar subdomínio Wildcard com Nginx e Apache no CWP

Na dica de hoje, vamos ensinar como criar um subdomínio Wildcard em seu CWP(Control Web Panel).

Primeiro vamos entender o que são subdomínios Wildcard.

Um registro DNS Wildcard permite que você aponte todos os subdomínios existentes e não existentes para uma área específica. Por exemplo, www.exemplo.com e teste.examplo.com direcionariam para www.examplo.com quando um subdomínio curinga estivesse habilitado.

Um subdomínio Wildcard é particularmente útil se você desejar que os subdomínios exibam o que você definiu como a raiz do documento (uma pasta designada que armazena páginas da Web). Normalmente, a maioria dos Wildcard é definida para a página inicial do site por preferência. Isso deve ser especificado ao criar o subdomínio Wildcard. O CPanel não define a página inicial do site como padrão, mas utiliza wildcard.dominio como a raiz de fato do Wildcard. O WordPress e outros CMS geralmente respondem de forma imprevisível quando acessados por meio de uma URL diferente do que está em sua configuração, sendo importante ter cuidado ao configurar o domínio.

Agora sem mais delongas vamos ensinar como configurar em seu CWP.

Passo 1

Certifique-se e verifique se você adicionou DNS curinga ao seu provedor de hospedagem DNS atual ou no DNS CWP se estiver usando seus próprios servidores de nomes:

Exemplo de entrada DNS:-

Certifique-se e verifique se você adicionou DNS Wildcard ao seu provedor de hospedagem DNS atual ou no DNS CWP se estiver usando seus próprios servidores de nomes:

Exemplo de entrada DNS:

*.domain.tld. 14400 IN A 192.168.1.100

Passo 2

Vá para o painel CWP-admin >> WebServer Settings >> WebServers domain conf

Lá você precisa escolher o usuário e, em seguida, o nome de domínio onde você precisa definir o suporte de subdomínio curinga.

Passo 3

Clique no botão “Create configuration“, que está localizado ao lado do nome de domínio para o qual você precisa ativar o subdomínio Wildcard.

WebServers domain conf

Passo 4

Escolha “Nginx + Php-fpm” ou “apache + php-fpm” ou “nginx + apache + php-fpm” ou “nginx + apache + php-cgi” de acordo com sua escolha de funcionamento.

Se você escolheu “nginx + php-fpm“, selecione o modelo “Wildcard” em “Nginx default vhost template” e salve as alterações clicando na opção rebuild vhost.

Se “apache + php-fpm” for escolhido, selecione o modelo “Wildcard” em “Apache default vhost template” e salve as alterações clicando na opção rebuild vhost.

Se “nginx + apache + php-fpm” ou “nginx + apache + php-cgi” for escolhido, selecione o modelo “Wildcard” em “Nginx default vhost template” também selecione “Wildcard” template em “Apache default vhost template” e salve as alterações clicando na opção rebuild vhost.

Pronto, agora você configurou seu domínio para funcionar como Wildcard de forma muito simples. Estas configurações se aplicam também para subdomínios.

Sair da versão mobile