Dicas de 7 detalhes importantes para um site poder atrair mais audiência
As redes sociais são imprescindíveis para manter a relação entre a sua empresa e o público alvo, proporcionando o crescimento dos seus negócios. Mas mesmo com o desenvolvimento das redes sociais, ter um site ainda é um recurso essencial, que influencia diretamente na credibilidade que a sua empresa tem no mercado.
Pensando nisso, o NOVO reuniu sete dicas que podem atrair audiência para o seu site. As recomendações são do publicitário Thiago Dantas, da SEC Publicidade.
A conversa foi transmitida ao vivo na página do NOVO no Facebook e faz parte da Maratona NOVO 7anos, que comemora o aniversário do veículo reunindo profissional de diversas áreas, com dicas simples para solucionar problemas cotidianos. Você pode conferir a entrevista no vídeo no site do NOVO.
1 – Definir público
Antes de qualquer coisa, Thiago Dantas recomenda que você saiba exatamente para quem está falando. “A partir da definição do público é possível estruturar as informações e a diagramação do site”, ressalta o publicitário. Ele afirma que é preciso conhecer os clientes a fundo para escolher as melhores estratégias de diálogo com os consumidores do seu produto. Desde como ele se relaciona com as redes sociais e que ferramentas de usabilidade o site precisa ter, até a linguagem que será utilizada nos textos.
2- Interatividade
“O site não é um mero cartaz virtual”, ressalta Thiago Dantas. O publicitário sugere que o endereço eletrônico tenha ferramentas de comunicação funcionais, que possam aproximar a empresa dos consumidores.
“É importante ter ferramentas de comunicação, mas os formulários precisam estar funcionando bem para o que deveria ser uma vantagem não se transforme em uma desvantagem. É importante que o cliente saiba quando o serviço está online para que a pergunta chegue até a empresa e seja respondida o mais rápido possível”, sugere Thiago Dantas.
O publicitário também recomenta o uso de mecanismo visuais, como animações ou transições, que deixem o site mais interessante, para que a página não seja estática. Entretanto é preciso ficar atento para que os recursos visuais não atrapalhem a usabilidade do site. “A navegação precisa ser simples e coerente”, alerta.
3 – Interação rede social e web site
Site e redes sociais são recursos cada vez mais importantes para as empresas, independente do porte ou do ramo de negócio.
Esses dois recursos precisam ser coerentes e complementares. O site deve ser usado para disponibilizar mais informações sobre a empresa, como valores institucionais e história enquanto as redes sociais devem acompanhar o cotidiano da empresa. Uma ferramenta pode ser redirecionada para outra, com links para o site nas redes sociais e vice versa, sempre mantendo conteúdos novos e interessantes nos dois suportes.
4 – Estética
“Existe uma aversão cada vez maior a algo que impacta negativamente no que diz respeito as informações visuais”, alerta Thiago Dantas.
O publicitário alerta que os elementos do site deve ser organizado, com base em um layout bem definido e mantendo um bom contraste de cores.
Para isso, é recomendado procurar um profissional que também tenha moções de direção de arte e possa auxiliar na composição visual pra que a navegação seja agradável e fluida.
5 – Otimização para mecanismos de busca
O conteúdo do site precisa ser facilmente acessado através de mecanismos de busca como Google e Bing, por exemplo. Isso porque, o consumidor tem cada vez menos paciência para pesquisas online e tende a acessar os primeiros sites que forem encontrados na busca.
Para que o seu site esteja entre os primeiros, o conteúdo precisa estar de acordo com uma série de métricas conhecidas como SEO (Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como Otimização Para Mecanismos de Busca). A recomendação de Thiago Dantas é de que esse trabalho seja feito por um profissional, que deve ter atenção tanto aos códigos utilizados, como as palavras usadas nos títulos, por exemplo. É esse conjunto de ferramentas que vai garantir um bom posicionamento e, consequentemente mais acessos.
6 – Adaptação
Na hora de programar um site, é preciso ficar atento ao fato de que cada vez mais pessoas acessam a internet através do celular e que o seu conteúdo pode ser visualizado através de um grande número de tamanhos de tela. As páginas precisam se adaptar as principais plataformas tecnológicas e manter a usabilidade em diversos tamanhos de tela. Essa adaptação é chamada design responsivo.
O publicitário alerta que reduzir o tamanho das imagens não é suficiente e que o site precisa continuar sendo operacional. “Pode haver perda na visualização de alguns elementos, mas deve ficar o mais próximo da versão original possível. É preciso fazer que a página seja operacional dentro das diversas plataformas que existem”, ressalta.
7- Conteúdo de qualidade
“Não adianta estar na internet e não se comunicar bem com o público ou com o segmento de atuação, ou comunicar mas não manter atualizado com artigos interessantes sobre a área de atuação da empresa”, explica o publicitário. Thiago Dantas afirma que as empresas devem oferecer um conteúdo relevante e interessante que não se resuma a mensagem de compra ou anúncio de promoções. “É preciso tratar a mensagem de uma forma que gere interesse aos usuários”, finaliza.
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Fonte: novojornal.jor.br
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