Na dica de hoje vamos ensinar como realizar a remoção do seu servidor de uma blacklist. É um procedimento bem simples, porém, para poder realizá-lo é necessário que identificar em qual blacklist ela foi lançada, daí cada blacklist tem seu procedimento e principalmente saber se o ataque de spam foi cessado de seu servidor, assim o risco de voltar a blacklist e menor.
Passo 1
No primeiro passo vamos saber de onde está vindo o ataque. Como nossos servidores são CWP(Control Web Panel), vou explicar como identificar o ataque a partir deste painel e no terminal Linux.
Assim que acessar o painel, você já consegue notar uma anormalidade na fila de e-mail:
Em “Postfix Mail Queue” você verá que a filá de e-mail estará maior que o de costume. Daí você poderá identificar clicando nesta opção que informei e você será redirecionado para fila de e-mail, agora é só identificar a conta que esta realizando o spam. Poderá limpar a filá clicando no botão vermelho “Remove everything” e depois disso poderá tomar as providências como suspender a conta ou procurar a causa deste problema na conta.
Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.
Passo 2
Depois dos procedimentos nos servidores agora vamos para identificação nas blacklists. Existe 2 sites que particularmente gosto muito de utilizar, o primeiro é o Mxtoolbox e o segundo é o Whatismyipaddress ambos possuem um banco de dados com as principais blacklists utilizadas por provedores.
Passo 3
Agora vem a parte da remoção do IP na blacklist. Com a identificação feita no seu IP, você deverá pesquisar no Google o site da blacklist responsável por realizar seu bloqueio, e deverá realizar o passo-a-passo do que é solicitado na página, recomendo a criação de um e-mail com o usuário postmaster@dominiodoseuservidor.com.br para que a blacklist saiba que é você o responsável técnico. Como existem várias blacklists não será possível eu explicar uma por uma como realizar a remoção. Algumas blacklists pedem o apenas o IP e a solicitação, outras solicitam o preenchimento de formulário, outras apenas pedem para que você resolva o problema no servidor, porque depois de um tempo elas removem automático e assim cada blacklist trabalhará com a sua demanda.
Passo 4
Agora aqui no quarto passo vamos passar alguns comandos importantes do Postfix que vai lhe ajudar a combater os spam em seu servidor
Listar fila de e-mail com seu respectivo ID:
postqueue -p
mailq
Reload configuração:
service postfix reload
Reiniciar o serviço do postfix:
service postfix restart
Apagar fila de e-mail
postfix flush
Processar fila de e-mail:
postqueue -f
Ler e-mail da fila a partir de um ID:
postcat -q MAIL_ID
Para remover um e-mail da fila com um ID:
postsuper -d MAIL_ID
Para forçar remoção de toda fila:
postsuper -d ALL
Para acompanhar o log de e-mail em tempo real:
tail -f /var/log/maillog
Realizar uma contagem de logins POP/IMAP que foram realizados:
grep "\-login" /var/log/dovecot-info.log |grep "Login:"|awk {'print $7'}|sort|uniq -c|sort -n
Realizar a contagem de uma de logins SMTP(Muito utilizado para identificação de SPAM):
grep -i "sasl_username" /var/log/maillog |awk {'print $9'}|sort|uniq -c|sort -n
Realizar a contagem de uma de logins SMTP a partir de uma data específica:
grep -i "sasl_username" /var/log/maillog |grep "Jun 18"|awk {'print $9'}|sort|uniq -c|sort -n
Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais www.soloweb.com.br.
E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br