Ícone do site SOLOWEB Tecnologia

Como corrigir erro “554 5.7.1 : Relay access denied” de e-mail em servidores de host

Esse é um erro bem genérico no postfix, pode ser causado por vários fatores, então nesse post vamos percorrer por alguns deles.

Ao enviar um email, você deve considerar dois servidores: o seu e o do destinatário.

Como você pode ver, o seu email pode ser rejeitado tanto pelo seu servidor como pelo servidor do destinatário.

Razões por trás do Erro SMTP (554 5.7.1)

Como evitar o Erro SMTP (554 5.7.1)

Caso 1 – MX do remetente rejeita o e-mail

Todo servidor de e-mail exige que seus usuários forneçam um nome de usuário e senha para enviar e-mails. Isso é para manter os spammers fora. Mas muitas vezes os usuários de e-mail válidos esquecem de ativar a autenticação em seus clientes de e-mail e o MX rejeita seus e-mails.

Então, quando os clientes nos procuram diante desse erro, a primeira coisa que verificamos são as configurações do cliente de e-mail. Ao orientar os usuários com as configurações corretas específicas para cada cliente de e-mail e servidor de e-mail, nós os ajudamos a enviar e-mails sem esse erro.

Caso 2 – MX do destinatário rejeita o e-mail

O servidor de e-mail do destinatário aceitará um e-mail somente se puder verificar se o destinatário é um usuário válido nesse servidor. Por exemplo. se a conta do destinatário estiver cancelada ou inativa, ele não aceitará o e-mail.

Com essas duas possibilidades podemos então tomar algumas medidas para correção desse problema.

1. O sistema de autenticação do usuário pode estar quebrado

Todos os servidores de e-mail modernos têm uma maneira de autenticar um usuário antes que ele aceite um e-mail a ser enviado. Então, se notarmos TODOS os usuários do servidor de e-mail recebendo esse erro, verificaremos imediatamente as configurações de autenticação do usuário do servidor de e-mail.

Por exemplo, no servidor de e-mail Postfix, a configuração abaixo habilita a autenticação SMTP. Se isso estiver desabilitado no arquivo de configuração, todos os usuários receberão “554 5.7.1: Relay access denied“.

smtpd_recipient_restrictions = permit_sasl_authenticated

Essas falhas nos recursos do servidor de e-mail geralmente ocorrem como resultado de atualizações de software de e-mail ou de sistemas operacionais.

2. O banco de dados de autenticação pode estar corrompido

Alguns servidores, como os servidores Plesk, armazenam detalhes de login do usuário (nome de usuário e senha) e detalhes de IP autenticados em bancos de dados. Por exemplo, os servidores Plesk Qmail armazenam detalhes de IPs autenticados em uma tabela de banco de dados MySQL chamada smtp_poplocks.

Em alguns casos, esses bancos de dados podem ficar parcial ou completamente danificados devido a erros do sistema de arquivos, erros de disco, etc. e vários usuários de e-mail não poderão enviar e-mails. Uma rápida verificação e reparo da integridade do banco de dados nos ajuda a corrigir esse problema.

Os bancos de dados armazenam dados críticos, como informações de autenticação, não apenas para serviços de e-mail, mas para outros serviços, como Web, aplicativos de negócios, etc. Então, para evitar o tempo de inatividade dos negócios, monitoramos a integridade do banco de dados o tempo todo.

No CWP esse erro pode acontecer caso você não migrar os e-mail’s corretamente, existe uma base de dados chamada postfix e as 2 tabelas importantes para migração é a mailbox e domain e uma terceira tabela que você pode migrar que é a alias para redirecionamentos de e-mail’s.

3. O servidor de envio externo falhou na verificação anti-spam do seu servidor

No gerenciamento de servidor cPanel, esse é um caso em que vimos que os usuários do servidor de e-mail não conseguem receber e-mails de partes externas e o servidor responde com “Acesso de retransmissão negado”.

Isso acontece quando o servidor de e-mail de envio externo falha na verificação anti-spam do servidor. Por exemplo, esse servidor de e-mail do Exim (myserv.com) rejeitou um e-mail de um servidor externo (otherserver.com) porque falhou em uma verificação anti-spam chamada “Sender Verfication Callout”.

2015-06-12 05:12:36 H=(myserv.com) [xx.xx.xx.xx] sender verify fail for : response to "RCPT TO:" from otherserv.com [yy.yy.yy.yy] was: 554 : Relay access denied
2015-06-12 05:12:36 H=(myserv.com) [xx.xx.xx.xx] F= rejected RCPT : Sender verify failed

Há três maneiras de resolver isso:

  1. Examinamos os registros de e-mail e, se notarmos instâncias repetidas de e-mails válidos sendo bloqueados por essa verificação anti-spam, atualizaremos essa regra anti-spam específica.
  2. Se o problema for específico de apenas um servidor de e-mail externo, entraremos em contato com o administrador para tornar seus servidores compatíveis com a verificação antisspam.
  3. Em certos casos em que sabemos que o remetente é válido e confiável, ignoramos a verificação desse servidor adicionando-o à nossa lista branca.

Verificações anti-spam são necessárias, mas podem prejudicar sua empresa se não forem usadas criteriosamente.

Por exemplo, existem muitas listas negras agressivas baseadas em DNS que frequentemente listam provedores de serviços legítimos na lista de spam. Garantimos que apenas listas confiáveis e de renome sejam usadas nos servidores de nossos clientes.


4. A conta de e-mail do destinatário está inativa ou configurada incorretamente

Um servidor de e-mail aceita apenas e-mails endereçados aos seus próprios usuários. Por exemplo. o servidor de e-mail de whitehouse.gov aceitará apenas e-mails para [employee-name]@whitehouse.gov.

No entanto, vimos dois casos em que um servidor de destinatários não pode confirmar um usuário como válido.

Esse problema não pode ser corrigido no servidor de e-mail do remetente. No entanto, pesquisamos os detalhes do erro dos logs do servidor de e-mail e contatamos os administradores MX do destinatário para emitir uma resolução rápida.

5. Configuração do cliente de e-mail do usuário de e-mail errada

Esta é de longe a causa mais comum deste erro. Após verificarmos os logs de e-mail e confirmarmos que o servidor de e-mail está funcionando bem (ou seja, sem fila de e-mail entupida, não há muitos e-mails devolvidos, etc.), analisamos a configuração do cliente de e-mail do usuário de e-mail e a corrigimos.

Para saber se você foi adicionado a uma lista negra, use as ferramentas a seguir:

Caso você tenha sido adicionado a uma lista negra por engano, você pode ser removido com a ajuda do formulário de remoção.

Como pode ser visto, é um erro bem genérico com inúmeras possibilidades para resolução. Saiba que a SOLOWEB por cortesia já configura todo serviço de e-mail para seu servidor dedicado e também já realiza quaisquer intervenções caso ocorra algum problema de spam.

Sair da versão mobile