No post de hoje vamos mostrar uma dica de segurança muito importante, como rastrear um e-mail recebido. A existência da Internet transformou radicalmente nosso cotidiano. É difícil imaginar um tempo antes da revolução da Internet. Muitos serviços estão facilmente disponíveis ao nosso alcance, graças à Internet.

Com alguns cliques e digitação, você pode pagar suas contas, solicitar empréstimos, conectar-se com pessoas globalmente e muito mais. A produtividade do trabalho disparou devido à facilidade de colaboração com colegas e clientes. As famílias podem manter contato usando aplicativos ou sites, via e-mail, chat ou videochamadas.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Os benefícios são enormes, mas há aqueles que procuram abusar da Internet, como golpistas. Muitas vezes, você ouve histórias de pessoas vítimas de golpes online, geralmente por meio de e-mails forjados ou de phishing. Outra maldição da Internet são os e-mails de spam, sem falar nos vírus que podem chegar à sua caixa de entrada de e-mail.

Por que o rastreamento de endereço de e-mail é uma necessidade

O e-mail é uma invenção maravilhosa e facilitou a vida das pessoas em suas vidas e trabalhos. Antes do advento do e-mail e da Internet, você precisaria fazer ligações se precisasse entrar em contato com alguém. Ou isso, ou você precisa enviar correio tradicional ou fax para enviar uma mensagem ou informação a alguém.

Infelizmente, com todas as coisas, há vantagens e desvantagens no e-mail. Os golpistas também acham mais fácil alcançar suas vítimas com e-mails. E-mails fraudulentos e de phishing estão entupindo a caixa de entrada de todos diariamente.

É por isso que o rastreamento do cabeçalho do endereço de e-mail é uma ferramenta importante para descobrir quem está enviando esses e-mails. Com o endereço IP do culpado, você pode registrar uma reclamação de abuso com o respectivo ISP ou provedor de e-mail.

O que é cabeçalho de e-mail?

Cabeçalhos de e-mail são trechos de metadados que podem ser encontrados dentro de cada e-mail que você envia ou recebe. Começando com o cliente de e-mail que enviou o e-mail, essas informações são marcadas em cada e-mail. À medida que o e-mail viaja pela Internet por meio de vários servidores ou retransmissores de e-mail, mais informações são anexadas aos cabeçalhos a cada salto ao longo do caminho até o destino.

Os cabeçalhos normalmente não são visíveis para os destinatários do e-mail, pois são úteis apenas em determinadas circunstâncias, como solucionar problemas de entrega de e-mail. Os cabeçalhos devem incluir informações como endereço IP do remetente, rota do e-mail, tipo de conteúdo, datas/carimbos de data/hora, etc.

Como visualizar o cabeçalho do e-mail

Conforme mencionado acima, os cabeçalhos de e-mail estão ocultos por padrão na maioria dos clientes de e-mail. Siga as etapas abaixo para revelar os cabeçalhos de e-mail para seus clientes de e-mail. Os exemplos do Gmail, Microsoft Outlook, Yahoo, Outlook.com são mostrados abaixo.

Gmail

  1. Abra o e-mail que você deseja visualizar os cabeçalhos.
  2. Clique no ícone Mais ao lado do ícone Responder.
  3. Selecione Mostrar original.
  4. Uma nova janela com os cabeçalhos completos e fonte HTML do e-mail será aberta.

Microsoft Outlook

  1. Clique duas vezes em uma mensagem de e-mail para abri-la fora do Painel de Leitura.
  2. Clique em Arquivo > Propriedades.
  3. Os cabeçalhos serão exibidos na área Cabeçalhos da Internet em uma nova caixa de diálogo.

Outlook.com

  1. Abra o e-mail que você deseja visualizar os cabeçalhos.
  2. Clique no ícone Mais e selecione Exibir.
  3. Selecione Exibir origem da mensagem.
  4. Uma nova caixa de diálogo com os cabeçalhos completos e fonte HTML do e-mail será aberta.

Nova Versão do Yahoo Mail

  1. Abra o e-mail que você deseja visualizar os cabeçalhos.
  2. Clique no ícone Mais e selecione Exibir mensagem bruta.
  3. Uma nova janela com os cabeçalhos completos e fonte HTML do e-mail será aberta.

Versão Clássica do Yahoo Mail

  1. Abra o e-mail que você deseja visualizar os cabeçalhos.
  2. Selecione Mensagem Bruta.
  3. Uma nova janela com os cabeçalhos completos e fonte HTML do e-mail será aberta.

Para obter mais informações, consulte https://www.ip2location.com/how-to-get-email-header.

Vamos detalhar o significado dos campos de dados dentro do cabeçalho do e-mail

Após obter o cabeçalho do seu cliente de e-mail, você pode dar uma olhada nos vários campos lá. Confira este exemplo de cabeçalho de uma conta do Gmail.

  • Entregue para: Exibe as informações do destinatário do e-mail.
  • X-Google-Smtp-Source: mostra a transferência de e-mail usando um servidor SMTP do Gmail.
  • X-Received: Exibe a mensagem recebida no primeiro servidor.
  • ARC-Seal: Sela os resultados da autenticação ARC e a assinatura da mensagem.
  • ARC-Message-Signature: A assinatura tira um instantâneo das informações do cabeçalho da mensagem para validação.
  • ARC-Authentication-Results: Significa Cadeia de Recepção Autenticada. É um padrão de autenticação que verifica as identidades dos intermediários e servidores de e-mail que encaminham a mensagem de e-mail ao seu destino final.
  • Return-Path: O local onde terminam as mensagens não enviadas ou devolvidas.
  • Recebido: A linha “Recebido” lista cada servidor de e-mail pelo qual o e-mail passa antes de chegar à caixa de entrada do destinatário. O servidor de e-mail na linha superior é o último servidor pelo qual o e-mail passou e a linha inferior é onde o e-mail foi originado.
  • Received-SPF: significa Sender Policy Framework, que autentica o e-mail para impedir a falsificação do endereço do remetente.
  • Authentication-Results: Contém um registro das verificações de autenticação realizadas.
  • DKIM-Signature: Significa DomainKeys Identified Mail que autentica o domínio de e-mail enviado.
  • Versão MIME: Significa Multipurpose Internet Mail Extensions. É o formato de e-mail padrão que permite vários anexos de mídia ao e-mail.
  • De: Indica os detalhes do remetente do e-mail.
  • Para: Indica os detalhes do destinatário do e-mail.
  • ID da mensagem: indica o ID exclusivo que identifica o e-mail.
  • Content-type: Indica se o formato de um e-mail foi HTML, TXT ou qualquer outra opção.

Etapas para rastrear a origem do e-mail

Então, agora vamos rastrear a origem do e-mail e ver quais informações podemos extrair dele. Copie os cabeçalhos de e-mail do seu cliente de e-mail e cole-os na caixa de texto Cabeçalhos de e-mail em https://www.ip2location.com/free/email-tracer e clique em PROC.

Você verá os resultados como abaixo:

Com o endereço IP encontrado dentro do cabeçalho, é possível recuperar seus dados de geolocalização . Os dados IP2Location podem mostrar as informações de geolocalização como país, região, cidade, ISP, código de área, CEP, tipo de uso e muito mais.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br



Terça-feira, Janeiro 31, 2023





« Voltar