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Encontrar as palavras-chave corretas para o seu site ou blog profissional, melhorando assim o resultado nos sites de busca

Como encontrar as palavras certas para enriquecer o conteúdo do seu site ou blog profissional? Veja algumas ferramentas e métodos úteis para encontrar ideias de tópicos e palavras-chave relevantes para impulsionar o seu SEO.

As ferramentas do Google

A digitação semiautomática do Google

O AutoComplete (Google Suggest) é uma ferramenta padrão de apoio à pesquisa, online, proposta pelo Google. À medida que uma consulta (uma ou várias palavras-chave) é digitada no campo de pesquisa do Google, esta ferramenta fornece sugestões (ou “previsões”) das pesquisas “clicáveis”, em uma lista suspensa. Estas sugestões são semelhantes, ou complementares, à pesquisa que está sendo digitada. Este método facilita a pesquisa de palavras-chave e/ou tópicos relevantes e portadores de tráfego aos editores de sites e blogs profissionais.

Alguns conselhos:
Comece com uma palavra-chave para ter uma ideia das sugestões mais básicas:

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Teste a mesma palavra-chave, adicionando uma letra no início da palavra seguinte (de A a Z) e liste as sugestões relevantes:

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Elimine as sugestões irrelevantes. Aprofunde várias pesquisas (dois, três ou mais palavras), elas permitem encontrar ideias de temas específicos, para trabalhar o seu SEO a longo prazo, e trazer tráfego qualificado para o site (correspondente à meta central de sua atividade editorial):

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As pesquisas relacionadas no Google

Outra forma simples de encontrar palavras-chave e ideias de temas para o seu site é testar aspesquisas relacionadas que aparecem na página de resultados do Google. Como a entrada automática (AutoComplete), trata-se de uma funcionalidade de suporte de pesquisa online com base em sugestões de consulta. Ao clicar em uma pesquisa relacionada, o usuário pode aperfeiçoar sua pesquisa original, caso ela não seja satisfatória:

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A ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google

A ferramenta de Planejamento de palavras-chave substituiu o Gerador de palavras-chave do Google em 2013. Esta ferramenta se dirige aos anunciantes que precisam ter ideias de palavras-chave e obter estimativas sobre o seu desempenho, antes de lançar uma campanha publicitária através da direção de links patrocinados, o AdWords do Google. Disponível gratuitamente (neste endereço, uma vez conectado à sua conta do Google), ele também pode ser usado para encontrar palavras-chave e temas relevantes para o seu blog ou site.

Ele difere de ferramentas anteriores, porque, além de sugestões de palavras-chave relacionadas a uma pesquisa, ele fornece filtros de pesquisa (idioma, país, dispositivo a partir do qual um termo é procurado no Google), uma estimativa da média das pesquisas mensais relacionadas às palavras-chave escolhidas. Ele dá informações sobre o desempenho de uma ou várias palavras-chave em um nível estatístico, orientando, assim, para a seleção de palavras-chave que são mais portadoras de tráfego (já que são mais digitadas). Por exemplo, a busca de palavras-chave a partir da pesquisa software permite ver as três consultas mais digitadas por mês, como “software livre”, “software pimaco” e “software livre”:

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Observação: a ferramenta pode ver a tendência da popularidade de uma palavra-chave nos últimos 12 meses (o que pode indicar uma queda ou um aumento da popularidade).

Atenção: uma palavra-chave “popular” não é necessariamente relevante, na medida em que pode gerar milhões de resultados no Google; desta forma, fica difícil mostrar seu conteúdo no topo da SERP.

De um modo geral, é mais interessante se concentrar em duas ou três palavras-chave para encontrar sugestões de consultas menos competitivas.

Google Trends

O Google Trends fornece um serviço de análise de tendências e popularidade de palavras-chave e mostra a evolução do interesse de uma pesquisa no tempo. Este interesse é expresso por um valor (de 1 a 100). O Google Trends tem várias vantagens para os editores que procuram palavras-chave para o seu blog ou site. Ele permite identificar e prever a popularidade de certas palavras-chave em determinados períodos do ano (sazonalidade), comparar a popularidade de várias palavras-chave concorrentes, filtrar a popularidade de uma palavra-chave por região, encontrar ideias de palavras-chave relacionadas e buscar as últimas tendências de pesquisa:

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Google Analytics

A ferramenta de análise de tráfego da web do Google permite listar as palavras-chave utilizadas pelo usuário para visitar as diferentes páginas do seu site.

Esta ferramenta tende a perder o interesse na medida em que o Google implanta, gradualmente, a criptografia das pesquisas em seu motor, o que reduz significativamente a visibilidade das palavras-chave que levam às visitas de seu site (70% de palavras-chave ocultas hoje).

 

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FONTE: http://br.ccm.net

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