CWPDicasGeralMigraçãoServidores

Como restaurar arquivos de e-mail Mbox para RoundCube

Na dica de hoje vamos ensinar como restaurar arquivos de e-mail Mbox para RoundCube. Arquivos Mbox são arquivos gerados por alguns aplicativos de e-mail.

Problemas com e-mails da sua empresa ou pessoal? A SoloWeb possui planos específicos para e-mails fala uma cotação agora mesmo. Acesse soloweb.com.br

Agora vamos a dica de hoje, para restaurar o arquivo Mbox siga os seguintes passos:

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Passo 1 – Acesse seu e-mail, vá para caixa de entrada e clique na opção “Mais”.

Passo 2 – A opção importar irá aparecer no Menu daí é só clicar selecionar o arquivo e clicar importar. Pronto com isso você consegue importar arquivos Mbox com até 300MB.

Porem para arquivos maiores que 300MB será necessário outro método.

Para arquivos grandes você vai precisar de um script que vai lhe ajudar a dividir os arquivos, e restaurar cada um em sua pasta respectiva.

Você pode baixar os arquivos através do seguinte link: https://github.com/danburzo/gmail-mbox2maildir

Agora siga os passos para essa segunda etapa após baixar os arquivos:

Passo 1 – Após baixar os arquivos para seu servidor você deverá fornecer permissão de execução, na pasta dos arquivos baixados digite o seguinte comando:

$ chmod a+x mb2md.pl
$ chmod a+X mbox_split.py

Passo 2 – Agora que você deu permissão de execução você deverá dividir o arquivo mbox com o seguinte comando:

$ ./mbox_split.py --infile arquivo.mbox --prefix split_

Passo 3 – Agora você irá notar vários arquivos do tipo Mbox divididos e separados com o nome da pasta a que eles pertenciam no e-mail anterior. Agora vamos restaurá-los:

$ ./mb2md.pl -s /nome/completo/do/caminho/doarquivo.mbox -d /var/vmail/dominio/conta/pasta_a_ser_restaurada

Como você pode notar coloquei o caminho completo tanto do arquivo como da pasta do e-mail. Esse padrão da pasta do e-mail é geralmente a que o CWP utiliza.

Se a pasta a ser restaurada é a “Caixa de entrada” geralmente ela fica no início da estrutura de pastas da conta, como, por exemplo:

$ ./mb2md.pl -s /caminho/do/arquivo.mbox -d /var/vmail/dominio/conta/

Já se a pasta for uma diferente como, por exemplo, Financeiro você deve procurar como pasta oculta que por padrão a do Linux começa com um ponto.

$ ./mb2md.pl -s /caminho/do/arquivo.mbox -d /var/vmail/dominio/conta/.Financeiro

Pronto, essas são as maneiras mais eficazes para restaurar arquivos Mbox em seu RoundCube. Esperamos ter ajudado com o post de hoje, siga nos para mais dicas e tutoriais.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br