DesempenhoDestaque PrincipalGeralGerenciamentoPerformanceServidoresTutoriais

Como criar partição SWAP em SO já instalado(Centos7)

No tutorial de hoje vamos ensinar como podemos criar uma partição SWAP em um ambiente Linux já instalado. O passo é simples e pode ser criado com alguns comandos:

A partição SWAP apenas auxilia o gerenciamento de memória do servidor, armazenando dados temporariamente que o servidor não pode conter na memória.

Precisando de um ambiente personalizado de desenvolvimento ou de produção para seus sites, ou sistemas? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Para verificar se seu servidor já contem memoria SWAP basta digitar o seguinte comando:

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.
$ free -m
              total        used        free      shared  buff/cache   available
Mem:          31911        1203       13693          33       17014       30202
Swap:             0           0           0
$
Opção de visualização em vídeo

Como pode ser visto ele não vai possuir nenhum recurso alocado na memória, para criar esse recurso é simples, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1

Crie um arquivo que será sua partição SWAP com o seguinte comando:

$ dd if=/dev/zero of=/swapfile count=4096 bs=1MiB

Comando acima cria um arquivo na pata raiz do servidor com o nome swapfile. O arquivo irá conter 4GB de tamanho, esse será o tamanho de sua partição SWAP

Passo 2

Agora você irá ativar o arquivo na partição SWAP com os seguintes comandos:

$ chmod 600 /swapfile

Com o comando acima configuramos a permissão do arquivo que ficará com escrita e leitura apenas para o dono do arquivo que é o administrador, o root.

mkswap /swapfile

Agora executamos o comando que dirá ao sistema para configurar o espaço de troca.

swapon /swapfile

Para finalizar esse último comando diz para o sistema comece a usar o arquivo que foi criado.

Pronto, em poucos passos você configurou em seu sistema uma partição SWAP. Basta executar o comando free -m igual a no começo e você vai ver a partição em funcionamento.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br