DesignDestaque PrincipalWordPress

Lançamento do novo Gutenberg (Editor do WorPdress)

Neste post vamos falar do lançamento do novo Gutenberg Versão 14.5 editor de blocos do WordPress, com um modesto conjunto de melhorias e dezenas de correções de bugs e melhorias na qualidade do código. 

O destaque desta versão é o novo painel “Visão geral do documento”, que combina o que foi encontrado anteriormente em ícones separados na barra de ferramentas do Editor em “Exibição de lista” e “Detalhes”. Este pop-up era onde informações como palavras, caracteres, títulos, tempo de leitura, parágrafos e blocos costumavam ser encontrados:

Visualização de detalhes antes do Gutenberg 14.5

O novo painel Document Outline pode ser aberto usando o ícone List View na barra de ferramentas. Caracteres, palavras e “hora de ler” foram movidos para a parte inferior do painel. Isso torna todo o painel mais limpo, pois as estatísticas do documento eram excessivamente proeminentes antes e o pop-up de detalhes ficou ainda mais lotado após a adição das estatísticas de “tempo para ler”.

Crédito da imagem: postagem de lançamento do Gutenberg 14.5

Edite com confiança o espaçamento de blocos usando visualizadores aprimorados

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.


Configurar o espaçamento do bloco (margem, preenchimento) pode ser complicado, especialmente ao determinar como o espaçamento de um bloco afetará os blocos ao seu redor. Os visualizadores de espaçamento melhoram significativamente essa experiência, permitindo que você “visualize” cada alteração feita.

O Gutenberg 14.5 aprimora essa funcionalidade exibindo visualizadores assim que você passa o mouse sobre um controle de espaçamento, em vez de apenas quando editado. Esta é uma pequena mudança, mas importante, já que a maioria dos blocos Core agora suportam controles de espaçamento. A própria versão adiciona espaçamento a vários blocos relacionados a comentários.

Algumas outras adições notáveis ​​a esta versão incluem o seguinte:

  • Modelo de comentário, Contagem de comentários de postagem, Formulário de comentários de postagem, Link de postagem de comentários agora têm suporte para espaçamento
  • Ícones sociais: adicionar atributo rel
  • Blocos de áudio e vídeo agora têm um botão na barra de ferramentas para adicionar/remover legenda
  • Links atualizados para incluir suporte de espaçamento
  • Avisos do modo livre de distrações melhorados para corrigir bugs
  • Mecanismo de estilo: adiciona suporte para a propriedade Dimensions.minHeight

Confira a postagem de lançamento para obter uma lista mais detalhada de todos os bugs corrigidos, documentação atualizada e melhorias na qualidade do código no 14.5.

FONTE: wordpress.org

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br