Destaque PrincipalLinux

Dicas de como usar o comando find no Linux

O comando find é um poderoso comando de busca padrão do linux, possui muitas funções que pode lhe ajudar no dia-a-dia de um administrador.

A seguir vamos alguns parâmetros que podem lhe auxiliar na busca de arquivos(úteis ou indesejados).

Os primeiros parâmetros são o mtime, ctime ou atime, esses vão lhe auxiliar a encontrar arquivos que foram modificados, alterado o status ou acessados nas últimas n*24 onde “n” será o número que representará a quantidade de dias ou horas. Por exemplo:

$ find /home/usuario/ -mtime +2

Esse comando acima verifica todos os arquivos modificados nos últimos 2 dias na pasta “usuario” na home.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Se precisa procurar em menos de 24 horas, inserimos apenas o sinal de “-” assim ele vai diminuir a quantidade de horas em um dia, por exemplo:

$ find /home/usuario/ -atime -4

O comando acima procura por todos os arquivos acessados nas últimas 20 horas dentro da pasta “usuario” na home.

Para a busca ficar mais refinada podemos inserir filtros para procurar apenas diretórios ou arquivos. São eles: “-type f” (para arquivos) ou pode usar o -type d(para diretórios).

Outro parâmetro interessante, que pode lhe auxiliar na busca de arquivos ou pastas é o “-exec” esse comando executa um comando shell dentro do find. Exemplo:

$ find /home/ -name "*.txt" -exec rm -rf {} \;

No comando acima, solicitamos para encontrar todos os arquivos txt dentro da “home” e removo eles. Com o “-exec” você poderá filtrar até datas de arquivos com o auxílio do comando grep, veja esse exemplo:

$ find /home/usuario/ -name "*.php" -exec ls -la {} \; | grep "Jan 21"

Com o comando acima, filtrei todos os arquivos php’s criados dia 21 de janeiro.

Como você pode ver, o comando find é muito poderoso e pode lhe ajudar a resolver muita dor de cabeça.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br