10 Melhores painel de controle de hospedagem web gratuito
Na dica de hoje vamos mostrar aqui algumas alternativas de painéis de controle gratuito para você gerenciar sua hospedagem.
CyberPanel
Este é um painel de fácil configuração que usa servidores web corporativos OpenLiteSpeed e LiteSpeed em vez de Apache, porque ambos são conhecidos por seu bom desempenho e compatibilidade leve com configurações Apache e módulos principais. Muitos usuários querem mudar do apache ou hospedar seus sites no servidor web OpenLiteSpeed, no entanto, instalar a partir do zero e configurar tudo nele usando o comando não é uma tarefa fácil, especialmente para um iniciante. Assim, o CyberPanel pode ajudá-lo a realizar esta configuração.
CloudPanel
CloudPanel é um painel de controle free e de código aberto, ideal para usar em servidores Debian Linux de linha de comando para gerenciar vários componentes da web, para monitoramento do sistema e outros serviços como MySQL, NGINX, PHP-FPM e Redis.
Na maioria das vezes, os serviços de hospedagem vêm com um popular WHM Cpanel, no entanto, temos que pagar um custo extra por isso. Assim, aqueles que têm algum conhecimento do sistema operacional Linux e da linha de comando podem usar o CloudPanel gratuito em várias hospedagens VPS, incluindo plataformas de nuvem pública, como Amazon Web Services, Digital Ocean, Google Cloud e SoloWeb. O bom é que este painel de controle de servidor Linux de código aberto vem com funcionalidades extras para integrar adequadamente com os serviços de nuvem pública, acima mencionados, para gerenciar seus vários recursos.
Control Web Panel
Antigamente lançado com o nome CentOS Web Panel o Control Web Panel conhecido popularmente como CWP é uma excelente alternativa para o uso de gerenciamento de hospedagens.
A instalação do CentOS é muito fácil com a ajuda de alguns cliques, mas certifique-se de optá-lo apenas para o seu novo servidor, porque após a instalação não há como desinstalá-lo e, caso você queira removê-lo, então você tem que reinstalar todo o servidor. Ele também vem com o Softaculous Auto app Installer que pode instalar centenas de aplicativos diferentes no servidor com apenas um clique. O firewall embutido da web do CentOS, que é o firewall CSF, também é um dos melhores da classe; ele pode bloquear todo o sistema de arquivos para aumentar o nível de segurança. Além disso, o servidor de cache Varnish também está lá. Requisitos mínimos do sistema: Servidor de 32 bits – 512 MB de RAM, Servidor de 64 bits – 1024 MB de RAM e HDD – 10 GB.
ISPConfig
O ISPConfig é o popular painel de controle da Web de código aberto que pode executar várias tarefas para gerenciar seu servidor de hospedagem. Está disponível em 22 idiomas, inglês, alemão, búlgaro, croata, tcheco, francês, grego e muito mais, com uma interface web para gerenciar vários servidores. Assim como o WHM/Cpanel, ele também pode ser instalado nos servidores mais seguros, como Ubuntu, CentOS, Fedora, Debian, OpenSuSE com base em servidores físicos e máquinas virtuais. Ele oferece diferentes ambientes de nível de acesso Admin, Revendedor e Client Cpanel. É distribuído sob a licença BSD.
O painel de controle de hospedagem web de código aberto ISPConfig escrito na linguagem PHP suporta servidores web Apache e Nginx instalados em seus servidores VPS gerenciados. Para o banco de dados, ele utiliza o MySQL.
Virtualmin
Virtualmin é um dos painéis de controle de hospedagem web confiável devido à flexibilidade e melhor ambiente produtivo fornecido por ele. O Virtualmin é escrito em linguagem Perl e está disponível em versões de código aberto e profissionais. Claro, a versão profissional tem recursos extras para controlar o servidor do que a versão GPL de código aberto. Ele também suporta o sistema de autenticação bidirecional e o usuário pode usar o aplicativo Google Authenticator.
Os sistemas operacionais oficialmente suportados pelo Virtualmin são CentOS/RHEL/Debian/Ubuntu. Uma coisa que certamente é a melhor no Virtualmin é a interface que é bastante fácil.
Ajenti
O Ajenti é um painel de controle web leve que requer 30MB de RAM e 75 MB de espaço de armazenamento no seu servidor para instalar. O painel de controle de código aberto, Ajenti, é escrito em Python e apoiado pelo mecanismo de co-rotina GEvent. Sua estrutura GEvent fornece uma arquitetura modular.
A instalação deste painel de controle da web é fácil e bem documentada também. Os sistemas operacionais de servidor que ele suporta são Debian, Ubuntu, RHEL, CentOS e Gentoo. E também pode ser portátil para outros Linux e BSD. O front-end do Ajenti é desenvolvido em JS ou CoffeeScript e usa o framework Angular JS.
O acesso remoto é muito mais rápido relativamente. Ele vem com algumas ferramentas pré-instaladas, como editor de texto, gerenciador de código, terminal e gerenciador de arquivos. Pronto para uso, ele suporta o servidor Web HTTP/1.1 com SSL. Se você é um desenvolvedor, então Ajenti é uma das melhores opções disponíveis.
aapanel
Outro painel de controle de código aberto para gerenciar o servidor web é o aapanel que também vem com interface gráfica da web fácil de usar e entender. Os usuários podem configurar um servidor LAMP ou LNMP com a ajuda de apenas um clique.
Sentora
O Sentora pode ser chamado de sucessor do mais popular painel de controle de hospedagem de código aberto Zpanel. O projeto Sentora foi iniciado em junho de 2014, quando os ex-membros do Zpanel viram que, após a aquisição do projeto pela Hostwinds LLC, ele estava quase à beira de ser apreendido. Então, para manter o desenvolvimento futuro e a base de usuários atual, eles criaram o Sentora. Ele é distribuído sob a GPL v3. Sentora é baseado no código Zpanel após retificar o código principal e remover o suporte do Windows para torná-lo otimizado.
O Sentora é escrito em PHP e usa pacotes de software de código aberto, como outros painéis de controle mencionados aqui, como Apache HTTPd, PHP, Dovecot, Postfix, ProFTPd, MariaDB e muito mais.
Kloxo-MR Painel de Controle Web
O Kloxo-MR é um painel de controle de servidor de código aberto para criar e gerenciar hosts virtuais para sistemas Redhat / CentOS 5, 6 e 7 Linux. É um fork ativo do Kloxo que não está mais ativo, mas com muitos recursos adicionais e melhorias para o desempenho. Há também muitas melhorias na função para torná-la mais suave.
VestaCP
Outro painel de controle da web de código aberto com um instalador de aplicativo one-click(Softaculous). Por causa disso, o usuário pode instalar mais de 439 aplicativos com um clique, como WordPress, Joomla e muito mais. Ele vem com firewall iPTables ou fail2ban. Para o servidor web, ele suporta NGINX, Apache, PHP-fpm e PHP. Ele também vem com ferramentas de monitoramento, como Monit, Webalizer, AWStats e RRDtool.
Você pode instalá-lo no Debian, Ubuntu e Centos/RHEL. A interface de usuário do VestCP é um pouco diferente da tradicional, mas simples, limpa e intuitiva. O usuário navega pela interface usando os atalhos de teclado que aumentam a velocidade de acesso ao servidor. O firewall embutido que mencionei anteriormente pode banir o endereço IP que estão tentando acessar o servidor com muitas tentativas de login ruins. Requisitos mínimos do sistema 512 RAM, 20GB HDD e CPU de 1GHz.
Na web a uma infinidade de ferramentas que pode lhe auxiliar a gerenciar sua hospedagem. Listamos aqui as que vem se destacando no ramo de hospedagem, alternativas de painéis pagos como o CPanel ou Plesk.
E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br