Destaque PrincipalDestaque SecundárioSegurança

Como rastrear um endereço de e-mail

No post de hoje vamos mostrar uma dica de segurança muito importante, como rastrear um e-mail recebido. A existência da Internet transformou radicalmente nosso cotidiano. É difícil imaginar um tempo antes da revolução da Internet. Muitos serviços estão facilmente disponíveis ao nosso alcance, graças à Internet.

Com alguns cliques e digitação, você pode pagar suas contas, solicitar empréstimos, conectar-se com pessoas globalmente e muito mais. A produtividade do trabalho disparou devido à facilidade de colaboração com colegas e clientes. As famílias podem manter contato usando aplicativos ou sites, via e-mail, chat ou videochamadas.

Os benefícios são enormes, mas há aqueles que procuram abusar da Internet, como golpistas. Muitas vezes, você ouve histórias de pessoas vítimas de golpes online, geralmente por meio de e-mails forjados ou de phishing. Outra maldição da Internet são os e-mails de spam, sem falar nos vírus que podem chegar à sua caixa de entrada de e-mail.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Por que o rastreamento de endereço de e-mail é uma necessidade

O e-mail é uma invenção maravilhosa e facilitou a vida das pessoas em suas vidas e trabalhos. Antes do advento do e-mail e da Internet, você precisaria fazer ligações se precisasse entrar em contato com alguém. Ou isso, ou você precisa enviar correio tradicional ou fax para enviar uma mensagem ou informação a alguém.

Infelizmente, com todas as coisas, há vantagens e desvantagens no e-mail. Os golpistas também acham mais fácil alcançar suas vítimas com e-mails. E-mails fraudulentos e de phishing estão entupindo a caixa de entrada de todos diariamente.

É por isso que o rastreamento do cabeçalho do endereço de e-mail é uma ferramenta importante para descobrir quem está enviando esses e-mails. Com o endereço IP do culpado, você pode registrar uma reclamação de abuso com o respectivo ISP ou provedor de e-mail.

O que é cabeçalho de e-mail?

Cabeçalhos de e-mail são trechos de metadados que podem ser encontrados dentro de cada e-mail que você envia ou recebe. Começando com o cliente de e-mail que enviou o e-mail, essas informações são marcadas em cada e-mail. À medida que o e-mail viaja pela Internet por meio de vários servidores ou retransmissores de e-mail, mais informações são anexadas aos cabeçalhos a cada salto ao longo do caminho até o destino.

Os cabeçalhos normalmente não são visíveis para os destinatários do e-mail, pois são úteis apenas em determinadas circunstâncias, como solucionar problemas de entrega de e-mail. Os cabeçalhos devem incluir informações como endereço IP do remetente, rota do e-mail, tipo de conteúdo, datas/carimbos de data/hora, etc.

Como visualizar o cabeçalho do e-mail

Conforme mencionado acima, os cabeçalhos de e-mail estão ocultos por padrão na maioria dos clientes de e-mail. Siga as etapas abaixo para revelar os cabeçalhos de e-mail para seus clientes de e-mail. Os exemplos do Gmail, Microsoft Outlook, Yahoo, Outlook.com são mostrados abaixo.

Gmail

  1. Abra o e-mail que você deseja visualizar os cabeçalhos.
  2. Clique no ícone Mais ao lado do ícone Responder.
  3. Selecione Mostrar original.
  4. Uma nova janela com os cabeçalhos completos e fonte HTML do e-mail será aberta.

Microsoft Outlook

  1. Clique duas vezes em uma mensagem de e-mail para abri-la fora do Painel de Leitura.
  2. Clique em Arquivo > Propriedades.
  3. Os cabeçalhos serão exibidos na área Cabeçalhos da Internet em uma nova caixa de diálogo.

Outlook.com

  1. Abra o e-mail que você deseja visualizar os cabeçalhos.
  2. Clique no ícone Mais e selecione Exibir.
  3. Selecione Exibir origem da mensagem.
  4. Uma nova caixa de diálogo com os cabeçalhos completos e fonte HTML do e-mail será aberta.

Nova Versão do Yahoo Mail

  1. Abra o e-mail que você deseja visualizar os cabeçalhos.
  2. Clique no ícone Mais e selecione Exibir mensagem bruta.
  3. Uma nova janela com os cabeçalhos completos e fonte HTML do e-mail será aberta.

Versão Clássica do Yahoo Mail

  1. Abra o e-mail que você deseja visualizar os cabeçalhos.
  2. Selecione Mensagem Bruta.
  3. Uma nova janela com os cabeçalhos completos e fonte HTML do e-mail será aberta.

Para obter mais informações, consulte https://www.ip2location.com/how-to-get-email-header.

Vamos detalhar o significado dos campos de dados dentro do cabeçalho do e-mail

Após obter o cabeçalho do seu cliente de e-mail, você pode dar uma olhada nos vários campos lá. Confira este exemplo de cabeçalho de uma conta do Gmail.

  • Entregue para: Exibe as informações do destinatário do e-mail.
  • X-Google-Smtp-Source: mostra a transferência de e-mail usando um servidor SMTP do Gmail.
  • X-Received: Exibe a mensagem recebida no primeiro servidor.
  • ARC-Seal: Sela os resultados da autenticação ARC e a assinatura da mensagem.
  • ARC-Message-Signature: A assinatura tira um instantâneo das informações do cabeçalho da mensagem para validação.
  • ARC-Authentication-Results: Significa Cadeia de Recepção Autenticada. É um padrão de autenticação que verifica as identidades dos intermediários e servidores de e-mail que encaminham a mensagem de e-mail ao seu destino final.
  • Return-Path: O local onde terminam as mensagens não enviadas ou devolvidas.
  • Recebido: A linha “Recebido” lista cada servidor de e-mail pelo qual o e-mail passa antes de chegar à caixa de entrada do destinatário. O servidor de e-mail na linha superior é o último servidor pelo qual o e-mail passou e a linha inferior é onde o e-mail foi originado.
  • Received-SPF: significa Sender Policy Framework, que autentica o e-mail para impedir a falsificação do endereço do remetente.
  • Authentication-Results: Contém um registro das verificações de autenticação realizadas.
  • DKIM-Signature: Significa DomainKeys Identified Mail que autentica o domínio de e-mail enviado.
  • Versão MIME: Significa Multipurpose Internet Mail Extensions. É o formato de e-mail padrão que permite vários anexos de mídia ao e-mail.
  • De: Indica os detalhes do remetente do e-mail.
  • Para: Indica os detalhes do destinatário do e-mail.
  • ID da mensagem: indica o ID exclusivo que identifica o e-mail.
  • Content-type: Indica se o formato de um e-mail foi HTML, TXT ou qualquer outra opção.

Etapas para rastrear a origem do e-mail

Então, agora vamos rastrear a origem do e-mail e ver quais informações podemos extrair dele. Copie os cabeçalhos de e-mail do seu cliente de e-mail e cole-os na caixa de texto Cabeçalhos de e-mail em https://www.ip2location.com/free/email-tracer e clique em PROC.

Você verá os resultados como abaixo:

Com o endereço IP encontrado dentro do cabeçalho, é possível recuperar seus dados de geolocalização . Os dados IP2Location podem mostrar as informações de geolocalização como país, região, cidade, ISP, código de área, CEP, tipo de uso e muito mais.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br