Destaque PrincipalDestaque SecundárioTutoriais

Como instalar o SSL no Zimbra usando o Certbot da Let’s Encrypt

Na dica de hoje vamos ensinar como realizar a instalação do certificado SSL da Let’s Encrypt no Zimbra e como deixar ele renovando automaticamente.

Zimbra Collaboration Suite é um groupware criado pela Zimbra, Inc. A empresa foi comprada pela Yahoo! em Setembro de 2007 e depois comprada pela VMWare em 12 de Janeiro de 2010. Em Julho de 2013, a VMware vendeu a empresa para a Telligent Systems, que mudou o nome para Zimbra, Inc. em Setembro de 2013. Wikipédia. A SOLOWEB oferece exelentes planos Zimbra, confira em nosso site.

Let’s Encrypt é uma autoridade de certificação lançada em 12 de abril de 2016, que fornece gratuitamente certificados de criptografia TLS X.509 através de um processo automatizado, criado para eliminar a complexidade dos processos atuais de criação, validação, instalação e renovação de certificados para sites seguros. Wikipédia. Em todos os planos de hospedagem a SOLOWEB oferece e instala SSL Let’s Encrypt.

Passo 1

Vamos instalar o Certbot com o seguinte comando:

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.
$ yum install epel-release mod_ssl -y

$ yum install python-certbot-apache

Passo 2

Agora vamos rodar os comandos para instalação do certificado:

$ certbot certonly -d hostnamedoservidor --standalone --preferred-chain  "ISRG Root X1" --agree-tos
$ cp /etc/letsencrypt/live/hostnamedoservidor/privkey.pem /opt/zimbra/ssl/zimbra/commercial/commercial.key
$ chown zimbra:zimbra /opt/zimbra/ssl/zimbra/commercial/commercial.key

Passo 3

Após a instalação do certificado vamos baixar um certificado adicional para adicionar na cadeia de certificados para validação:

$ wget -O /tmp/ISRG-X1.pem https://letsencrypt.org/certs/isrgrootx1.pem.txt
$ cat /tmp/ISRG-X1.pem >> /etc/letsencrypt/live/hostnamedoservidor/chain.pem
$ chown zimbra: /etc/letsencrypt/live/ -R

Passo 4

Com tudo instalado agora vamos acessar o usuário zimbra e testar e instalar o certificado no zimbra com os seguintes comandos:

$ zmcertmgr verifycrt comm /opt/zimbra/ssl/zimbra/commercial/commercial.key /etc/letsencrypt/live/hostnamedoservidor/cert.pem /etc/letsencrypt/live/hostnamedoservidor/chain.pem
$ zmcertmgr deploycrt comm /etc/letsencrypt/live/hostnamedoservidor/cert.pem /etc/letsencrypt/live/hostnamedoservidor/chain.pem

Passo 5

Agora vamos restartar o zimbra com o seguinte comando:

zmcontrol restart

obs.: você precisa estar com o usuário zimbra.

Pronto, com esse passo-a-passo você deverá instalar o certificado no zimbra sem nenhum problema, e o servidor estará pronto para o funcionamento.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br