DesenvolvimentoDestaque PrincipalDestaque SecundárioPHP

Como instalar o LAMP em seu Ubuntu

No tutorial de hoje vamos ensinar como instalar o LAMP(Linux + Apache + MySQL + PHP) em seu sistema Ubuntu, tanto pode ser usado para um servidor local que vai ser nosso caso como pode ser usado também para criação de um servidor simples caso você possua um dedicado.

LAMP é uma combinação de softwares de código aberto. Seu nome é um acrônimo reunindo as iniciais de seus quatro componentes base: Linux, Apache, MySQL e PHP. Trata-se de uma das primeiras plataformas de software de código aberto para a rede e continua sendo uma das maneiras mais comuns de fornecer aplicações web.

Passo 1

Inicialmente vamos rodar o seguinte comando:

$ sudo apt-get install lamp-server^

Note haver uma acentuação no final do comando “^”, a mesma é importante, pois irá instalar todos os pacotes referente ao LAMP.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Digite “S” e aperte “Enter” para prosseguir com a instalação.

Passo 2

Ao prosseguir, caso apareça a tela para adicionar a senha do MySQL, você irá inserir normalmente, lembre-se de criar uma senha forte com letras, números e caracteres especiais.

Configuração de senha na tela de instalação

Caso não seja mostrado essa tela na instalação, ao finalizar a instalação, você deverá realizar a configuração do MySQL com o comando mysql_secure_installation, mas antes de executar esse comando deverá configurar a senha de root com o seguinte comando:

$ sudo su
$ mysql
mysql> ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password by 'mynewpassword';

O primeiro comando acessa seu usuário administrativo(root), segundo comando acessa o MySQL que está configurado sem a senha, e o terceiro comando é dentro do MySQL para alteração da senha admin.

Pronto, agora você irá executar o seguinte comando:

$ sudo mysql_secure_installation

Pronto com tudo instalado, agora você já pode iniciar o desenvolvimento de sua página web.

Acesse o http://localhost/ do seu navegador e confira a instalação.

página index.html do LAMP

A seguir alguns bônus que podemos instalar para usar em nosso servidor:

$ sudo apt-get install phpmyadmin

O comando acima instala o PHPMyAdmin, uma interface web para administração do banco de dados MySQL.

$ sudo apt-get install php-curl php-gd php-mbstring php-mcrypt php-xml php-xmlrpc

Comando acima você vai instalar todas as bibliotecas PHP recomendadas para o WordPress.

$ echo "<?php phpinfo(); ?>" | sudo tee /var/www/html/test.php

Comando acima cria um arquivo PHP para verificarmos a instalação do mesmo, informações de configuração entre outros.

página phpinfo criada.
Veja também esta dica

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br