Destaque PrincipalDestaque SecundárioLinux

Os 5 melhores clientes do Google Drive para Linux

Na dica de hoje vamos falar de um das melhores ferramentas de armazenamento em nuvem, o Google Drive e cinco dos melhores clientes desta excelente ferramenta.

Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos apresentado pela Google em 24 de abril de 2012.[1][2] Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais. O Google Drive é considerado uma “evolução natural” do Google Docs (uma vez ativado substitui a URL docs.google.com por drive.google.com). Rumores sobre o Google Drive começaram a circular no início de março de 2006.[3] Com o lançamento do Google Drive, o Google aumentou o espaço de armazenamento do Gmail para 15 GB. (wikipedia)

Infelizmente, apesar de sua popularidade, o Google Drive ainda não possui um cliente oficial para Linux. Se você é um usuário Linux, há uma boa chance de estar procurando um cliente ou alternativa do Google Drive.

Então vamos a nossa lista:

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Insync

Insync é uma das melhores alternativas do Google Drive para clientes de desktop no Linux. O aplicativo amplamente difundido é uma cópia do Google Drive rica em recursos, com opções que permitem fazer qualquer coisa como no Google Drive. Com seu uso, você pode sincronizar várias contas, compartilhar arquivos e receber notificações na área de trabalho.

Além disso, o Insync fornece sincronização avançada com suporte para Symlink, permitindo aos usuários explorar diretórios de arquivos locais. Ele também oferece uma avaliação limitada, após a qual os usuários podem explorar recursos extras por meio de pacotes pagos.

Principais recursos do Insync :

  • Fornece aos usuários uma interface GUI e CLI para um desempenho suave.
  • Permita acesso total a todos os formatos de arquivo do Google Drive.
  • Compatível com todos os formatos de arquivo, incluindo formatos de arquivo do LibreOffice.
  • O recurso de acesso offline permite acesso a arquivos mesmo quando não está conectado.
  • Feito para Ubuntu, mas compatível com a maioria das distribuições Linux.

GoSync

GoSync é outra classificação alternativa entre os melhores clientes Google Drive para Linux. O aplicativo baseado em Python possui uma GUI simples que funciona de maneira semelhante ao aplicativo típico do Google Drive.

Uma vez lá dentro, os usuários podem sincronizar arquivos e compartilhar documentos entre o armazenamento em nuvem e os diretórios locais. O compartilhamento e a transferência de arquivos também são seguros, com a criptografia possível através do suporte à criptografia AES.

Principais recursos do GoSync :

  • Suporta transferências seguras de arquivos com criptografia AES.
  • Fornece integridade completa do arquivo com uma função de soma de verificação SHA-1.
  • Permite sincronizações automáticas a cada 10 minutos.
  • Opções avançadas de sincronização com funções fáceis de pausa e retomada.
  • Sincronização de várias pastas com opção de edição.

OverGrive

OverGrive também é uma excelente opção para quem deseja aproveitar os recursos do Google Drive, mas está em um desktop Linux. O aplicativo Linux permite que os usuários aproveitem recursos como sincronização de arquivos, compartilhamento de documentos e conversão de arquivos para diferentes formatos.

OverGrive também oferece suporte aos principais ambientes de desktop Linux, facilitando a instalação em várias distribuições Linux. Os ambientes de desktop Linux que disponibilizam o overGrive são KDE, XFCE, Unity e Gnome Shell.

Principais recursos do OverGrive :

  • Sincronização de vários arquivos de diferentes locais.
  • Recurso de sincronização automática para todos os arquivos locais e do Google Drive.
  • Recurso de conversão para alterar arquivos do Google Office para outros formatos de documento.
  • Sistema de teste gratuito para teste e uso experimental.
  • Recursos atualizados com atualizações regulares para clientes Linux.

GDrive

GDrive também é um cliente popular do Google Drive que oferece aos usuários a oportunidade de interagir com o Google Drive real no Linux. O aplicativo é um utilitário de linha de comando que permite aos usuários gerenciar arquivos, compartilhar documentos e criptografar backups.

Ele também oferece suporte a funções essenciais de sincronização, permitindo que os usuários classifiquem e façam alterações em arquivos no armazenamento local ou remoto. Atualizações regulares também estão disponíveis, permitindo aos usuários obter novos recursos com as atualizações.

Principais recursos do GDrive :

  • Uso de interface de linha de comando para usuários.
  • Suporta sincronizações básicas e avançadas.
  • O recurso de tag permite fácil pesquisa e localização entre todos os arquivos.
  • Compartilhamento com a opção de compartilhamento de arquivos do Google Docs para outras pessoas.
  • Rastreamento de alterações com salvamento automático para todos os arquivos.

Rclone

Rclone é a opção ideal para usuários que procuram um cliente Google Drive de código aberto com sincronização de armazenamento em nuvem em diferentes plataformas. O aplicativo baseado em CLI foi feito para Ubuntu, mas agora é um cliente de sincronização popular para os principais sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac OS e até mesmo FreeBSD.

Em todos esses sistemas operacionais, o Rclone fornece um pacote completo de armazenamento em nuvem com funções essenciais de sincronização e compartilhamento de arquivos em vários serviços de armazenamento online.

Principais recursos do Rclone :

  • Uma interface CLI para clientes Linux.
  • Monte funções de comando para tarefas básicas.
  • Suporta muitos formatos de arquivo de armazenamento em nuvem.
  • Capacidade avançada de sincronização em diferentes aplicativos de armazenamento em nuvem.
  • Acessível e disponível em uma ampla variedade de sistemas de desktop e servidores Linux.
Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br