Destaque PrincipalDestaque SecundárioLinuxServidores

Melhores plataformas de servidor de e-mail Self-Hosted para uso parte 1

Se você valoriza a privacidade e prioriza a acessibilidade, um servidor de e-mail Self-Hosted é a melhor aposta para você.

O e-mail é o meio de comunicação mais popular no mundo profissional. Embora existam vários provedores de serviços de hospedagem de e-mail, muitas empresas buscam uma alternativa, como servidores Self-Hosted para e-mail.

Precisando de uma solução de e-mail robusta e segura? Fale conosco: https://soloweb.com.br

Vamos aprender mais sobre servidores de e-mail Self-Hosted e as melhores plataformas que oferecem esse serviço.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Primeiro vamos saber o que é e-mail Self-Hosted

E-mails Self-Hosted são os servidores que podem ser hospedados em sua rede local ou em seu servidor. Se desejar, você sempre pode usá-lo integrando-o com contas de e-mail de terceiros. No entanto, sua função principal é permitir que você crie seu próprio servidor de e-mail.

Vamos começar?

1 – Modoboa

Modoboa é um servidor de e-mail open-source que enfatiza a sua privacidade. Funciona como uma alternativa perfeita para outras opções de serviço de e-mail, pois leva apenas cerca de 10 minutos para criar um servidor de e-mail para você.

Aqui, você obtém algumas das melhores ferramentas de instalação, configuração e segurança de servidores de e-mail open-source. Esta plataforma oferece todos os gestos básicos de e-mail, incluindo webmail, gerenciamento de lista de contatos, gerenciamento de calendário, organização de e-mail usando filtros, resposta automática para e-mails e um número ilimitado de caixas de correio, alias e domínios.

Além disso, oferece diversas ferramentas de administração como ferramenta de migração de dados e estatísticas. Você não precisa passar pelo tedioso processo de instalação individual de cada componente, pois seu instalador faz 95% do trabalho.

A maior vantagem de usar o Modoboa é a segurança e privacidade dos dados. O provedor de serviços de e-mail usa o protocolo TLS para criptografar todas as transmissões de dados entre o servidor de e-mail e o mundo exterior. Os protocolos SPF, DKIM e DMARC são algumas outras abordagens usadas para proteger sua reputação online.

2 – Mailu

Se você está procurando um servidor de e-mail Self-Hosted rico em recursos, mas simples de usar, escolha Mailu. Este software gratuito pretende fornecer aos usuários um servidor que possa ser facilmente configurado e mantido. Ele não contém recursos desnecessários encontrados em muitos groupware.

A plataforma permite usar servidores e protocolos de e-mail padrão como IMAP, IMAP+, SMTP e Envio. Além do acesso à web, ele vem com vários recursos, webmail, aliases de domínio, roteamento personalizado e interfaces administrativas. 

Os usuários podem usar facilmente aliases, encaminhamento automático, resposta automática e contas buscadas para economizar tempo e esforço. Administradores globais, delegação por domínio, anúncios e cotas são alguns de seus atributos administrativos que permitirão gerenciar perfeitamente este servidor de e-mail. 

Além disso, a plataforma utiliza TLS, Letsencrypt! certificado, DKIM de saída, lista cinza, scanner antivírus, anti-spam, auto-learn, DMARC e SPF para garantir segurança máxima.

 3 – Docker MailServer

Docker MailServer é um servidor de e-mail open-source e full-stack que oferece suporte a serviços de e-mail por meio de SMTP , LDAP e IMAP. Esta solução pronta para produção vem apenas com arquivos de configuração que a mantêm simples e com controle de versão. O servidor não possui banco de dados SQL e pode ser implantado e atualizado prontamente.

Ele também suporta a criação de regras personalizadas para SpamAssassin e ClamAV, incluindo atualizações automáticas. O servidor usa LetsEncrypt e certificados autoassinados para garantir a segurança dos dados. Os usuários também obtêm recursos, como script de configuração para configuração e manutenção do servidor, suporte básico ao Sieve por meio do Dovecot, dados e estado persistentes e delimitadores de extensão. 

Seu dispositivo deve ter 1 vCore e 512 MB de RAM para executar este servidor. No entanto, você deve desativar serviços como o ClamAV para rodar em um host contendo 512 MB de RAM. Para desempenho ideal, a configuração recomendada inclui processador de 1 núcleo, 2 GB de RAM e habilitação de troca para o contêiner.

4 – Poste.io

Usando Poste.io , você pode acessar e-mail da web e recursos como anti-spam, antivírus e administração da web em seu servidor em menos de 5 minutos. Este servidor de e-mail completo mantém os dados e a configuração do usuário separados dos binários. Como armazena os dados do usuário em arquivos de banco de dados SQLite, você pode usar esta plataforma com armazenamento externo. 

Se você optar por usar este servidor de e-mail Self-hosted, processos como atualização, backup e migração serão fáceis. Ele se concentra na segurança de dados e, portanto, você descobrirá que o Poste.io vem com medidas de segurança modernas e poderosas, em vez de métodos de autenticação desatualizados.

O administrador pode alocar direitos diferentes aos administradores do sistema, administradores de domínio e proprietários de e-mail. Também é possível atribuir uma cota para contagem de e-mails e armazenamento de caixas de correio. Seu filtro de spam integrado e mecanismo antivírus detectam vírus, malware e cavalos de Tróia para manter sua caixa de correio segura.  

Seus outros recursos dignos de nota são redirecionamento de e-mail, resposta automática, filtragem de e-mail e criptografia de dados. Além disso, ele vem com descoberta automática integrada compatível com Microsoft365 e Thunderbird.

5 iRedMail

Os interessados ​​em construir um servidor de e-mail com soluções open-source devem optar pelo iRedMail . Este é um servidor de e-mail open-source que você pode usar com Red Hat, Ubuntu, CentOS, Debian, OpenBSD e FreeBSD.

Todos os elementos do iRedMail são open-source e os usuários receberão atualizações e correções de bugs de fornecedores confiáveis ​​de Linux/BSD. Você pode filtrar e-mails e organizá-los em pastas em sua interface web intuitiva baseada no webmail Roundcube.

iRedMail garante que os e-mails sejam trocados usando conexões seguras (POP3, IMAP e SMTP) e criptografados em trânsito para que nenhum terceiro tenha acesso ao conteúdo do seu e-mail.

Você pode criar um número ilimitado de usuários, administradores, domínios e listas de e-mail nesta plataforma sem se preocupar com despesas. Como os dados pessoais permanecem em seu disco rígido, você tem controle total sobre a segurança do e-mail, que pode ser verificada por meio do log de transações.

6 – Mail-in-a-Box

Mail-in-a-Box é um servidor de e-mail Self-hosted fácil de implantar, onde você pode ter controle total de seus e-mails. Usando esta plataforma, você pode se tornar seu próprio provedor de serviços de correio. Se você considerar o aspecto técnico, esta plataforma converte um computador em nuvem em um servidor de correio funcional. 

No entanto, você não precisa ser um especialista em tecnologia para configurar isso. Esta plataforma oferece webmail e um servidor IMAP/SMTP que os usuários podem acessar usando a ferramenta desktop e dispositivos móveis. 

Aqui, você obtém todos os recursos de e-mail padrão, incluindo regras de filtro de e-mail, filtragem de spam, lista cinza, configuração automática e backups automatizados. Além disso, você também pode sincronizar contatos e calendários nele. 

Esta plataforma oferece suporte à hospedagem de vários nomes de domínio e usuários, o que é um recurso útil para empresas e empreendimentos de grande porte. Seu painel de controle baseado na web permite adicionar contas de e-mail, aliases e registros DNS personalizados.

Não vamos prolongar muito, semana que vem vamos fazer uma segunda parte com mais 6 plataformas de e-mails Self-hosted. Até breve.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br