DesenvolvimentoDicasGeral

Criando script shell para enviar mensagens pelo Telegram

Em nosso dia a dia, precisamos automatizar ao máximo tarefas em nosso cotidiano e uma forma de melhorar a qualidade do nosso atendimento e serviços, como também agir antes que os possíveis problemas atingirem maiores proporções é utilizar recursos de monitoramento e alertas. Caso esteja com dificuldade em questões como atualização, segurança, otimização, configuração e etc. fale com nosso equipe, acreditamos que podemos lhe ajudar e assim você ou sua empresa poderá focar melhor no seu negócio. Acesse www.soloweb.com.br

No tutorial SoloWeb de hoje vamos ensinar a criar um script para envio de mensagens do telegram pelo terminal. Script muito útil caso você queira utilizar para monitorar seus serviços e enviar relatório do servidor.

 

Primeiramente vamos criar um bot no Telegram:

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Abra o Telegram e procure por @BotFather.

 

 

Acesse o primeiro chat que vem com o selo de verificação.

 

– Digite o comando /newbot para iniciar a criação de um novo bot.
– Após o comando você vai dar um nome para seu bot. Ex.: “Bot Monitor Soloweb”.
– Em seguida é necessário digitar o nome de usuário para o bot, sendo obrigatório terminar com bot. Ex.: “monitorsolo_bot”.
– Ao finalizar você receber informações com seu TOKEN, que vamos utilizar em seguida.

 

 

Pronto agora que você possui o token vamos saber como enviar mensagem, existe 2 maneiras pode mensagem privada ou mensagem via grupo, para isso você deverá conseguir os ID’s do usuário ou grupo.

 

Para conseguir o id do usuário basta enviar uma mensagem privada para seu bot, e no navegador você deverá colocar a seguinte URL:

https://api.telegram.org/botTOKEN/getUpdates

Lembre-se de substituir a palavra TOKEN da url pelo seu token. Assim que digitar a url no navegador as seguintes informações aparecerá:

ID: 141702223

Para conseguir o id de um grupo crie um grupo e adicione o bot criado nele agora é só mandar a mensagem do grupo e acesse a url indicada na dica anterior:

ID: -599967456

Você pode observar que o id do grupo geralmente começa com o caractere “-” .

 

Agora vamos criar o script para envio de mensagens.

Lembre-se de ter o “curl” instalado para poder realizar o envio de mensagens.

 

Crie o arquivo vim /root/telegram e copie e cole o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
TOKEN="ALTERE-PELO-SEU-TOKEN"
 
USER=$1
SUBJECT=$2
MESSAGE=$3
NL="
"
curl --silent -X POST --data-urlencode "chat_id=${USER}" --data-urlencode "text=${SUBJECT}${NL}${NL}${MESSAGE}" "https://api.telegram.org/bot${TOKEN}/sendMessage?disable_web_page_preview=true&parse_mode=html" | grep -q '"ok":true'
 
exit 0

Lembre-se de adicionar seu token.

 

Agora vamos dar permissão e criar um atalho para poder o shell reconhecer como um programa executável.

# chmod  +x /root/telegram
# ln -s /root/telegram /usr/bin/telegram

Pronto agora já pode enviar mensagem:

# telegram "-599967456" "Mensagem via Terminal para grupo"
# telegram "141702223" "Mensagem via Terminal para privado"

Como vimos é simples utilizar este recursos. Então já sabe, caso esteja com dificuldade em questões como atualização, segurança, otimização, configuração e etc. fale com nosso equipe, acreditamos que podemos lhe ajudar e assim você ou sua empresa poderá focar melhor no seu negócio.

Precisando de solução para seu negocio? Acesse soloweb.com.br E aproveite nossas ofertas!!

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br