Wordpress

WordPress 5.0, o que há de novo

Cada vez que uma nova versão do WordPress é lançada, estamos todos empolgados para começar a jogar com seus novos recursos. No entanto, poucas versões no passado têm atraído tanto burburinho em torno deles quanto o WordPress 5.0 por causa dessas duas palavras simples:  Gutenberg Editor .

Não, não estamos falando do cara alemão dos anos 1400. Gutenberg é um redesenho completo e re-imaginação do editor do WordPress. Uma vez que o WordPress 5.0 seja lançado algum dia depois, em 2018 (possivelmente já em 27 de novembro), a maneira padrão como as pessoas criam conteúdo com o WordPress mudará radicalmente.

Grandes alterações na sua plataforma favorita podem ser difíceis de aceitar. No entanto, mesmo as plataformas mais populares, como o WordPress, precisam se adaptar aos tempos, ou correr o risco de perder mercado. Gutenberg é um salto ousado, e não é a única atualização que está chegando.

Neste artigo, vamos discutir o que torna o WordPress 5.0 único em comparação com as versões anteriores, e depois entraremos no que esperar do WordPress 5.0 e do Gutenberg Editor. Vamos falar sobre o futuro!
WordPress 5.0 será um salto maior do que as principais atualizações recentes

Se você estiver usando o WordPress por um tempo, então você saberá o quanto a plataforma mudou ao longo do tempo. Até mesmo as atualizações individuais costumam trazer mudanças significativas. Por exemplo, a atualização 4.9 ‘Tipton’ permitiu que os usuários agendassem alterações de design no WordPress Customizerpara que pudessem ser ativados em datas posteriores, assim como os pós-rascunhos.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

O WordPress 4.8 , por outro lado, nos trouxe muitas atualizações de widgets. Por exemplo, se você quisesse imagens em seus widgets no passado, teria que adicioná-las manualmente. Agora, há três widgets de mídia dedicados para arquivos de imagem, áudio e vídeo.

Outro dos nossos recursos favoritos de 4.8 foi a opção de verificar eventos WordPress próximos diretamente do seu painel, o que é útil se você quiser fazer alguma rede :
Uma lista de eventos do WordPress nas proximidades.

 

No entanto, todas as mudanças que mencionamos até agora são bastante incrementais. Eles são úteis, mas não exatamente mudam o jogo. A maioria das atualizações do WordPress tem sido mais sobre dar pequenos passos em frente, em vez de grandes saltos – ou seja, até o WordPress 5.0.

O que esperar do WordPress 5.0

WordPress 5.0 está chutando “incremental” para o meio-fio com algumas mudanças bastante importantes. O maior é o já mencionado  editor de Gutenberg , sobre o qual falaremos daqui a pouco.

Mas o WordPress 5.0 também marca uma mudança em como a plataforma lida com versões. Costumava ser o caso de você poder contar com dois grandes lançamentos do WordPress por ano, com muitas mini-atualizações nesse meio tempo.

Agora, a equipe principal do WordPress está planejando se afastar do modelo de lançamento programado. A ideia é que, removendo a pressão de prazos pré-determinados, a plataforma poderá dar saltos mais significativos, e não receberemos atualizações que pareçam ter falta de conteúdo significativo.

Além disso, aqui estão algumas das outras mudanças significativas que provavelmente veremos quando o WordPress 5.0 estiver ativo:

  • O foco da plataforma está se movendo em direção a uma experiência de construção de sites mais intuitiva.  O WordPress já lidera o pacote em termos de participação de mercado. E ao melhorar a funcionalidade de criação de sites do WordPress, a equipe principal tem como objetivo manter essa participação de mercado contra o aumento de construtores de sites hospedados .
  • Veremos algumas melhorias na API de descanso do WordPress.  A WordPress Rest API ajuda os desenvolvedores a criar mais produtos ricos em recursos, facilitando o envio e a extração de dados do seu site. Esta atualização significa que os desenvolvedores poderão criar aplicativos mais facilmente usando a plataforma como uma estrutura.
  • A criação de temas personalizados ficará mais fácil.  No passado, você precisava de pelo menos um plano de desenvolvimento simples para montar um tema do WordPress . Com Gutenberg, a criação de temas se tornará muito mais acessível graças aos blocos.
  • Os plugins do construtor de páginas podem  perder alguma relevância.  Existem muitas ferramentas fantásticas de criação de páginas  que você pode usar com o WordPress, algumas das quais rivalizam com plataformas profissionais. Gutenberg não será páreo para eles no começo, mas pode dissuadir as pessoas de usá-los a longo prazo.

O que o editor de Gutenberg significa para você

o novo editor Gutenberg no WordPress 5.0

O lançamento de Gutenberg significa que você precisa se familiarizar com uma nova experiência de edição.

No momento, o WordPress 5.0 está programado para ser enviado em 27 de novembro de 2018, embora essa data possa ser adiada para janeiro, se necessário.

Quando o WordPress 5.0 é enviado, você pode esperar muita atividade por algumas semanas, pois todos aprendem a lidar com o novo editor.

Não entre em pânico – se você não quiser usar o Gutenberg Editor, você ainda poderá manter o editor clássico instalando o plugin oficial do Classic Editor .

No entanto, você pode obter uma vantagem e descobrir exatamente o que você está procurando. Agora, você pode testar uma versão beta do Gutenberg instalando um plugin simples. Ou, se você quiser apenas brincar com o Gutenberg Editor sem instalar o plugin, você pode usar o site Frontenberg :

Nós não recomendamos instalar o plugin em seu site ao vivo ainda. Em vez disso, use um site de teste ou um site de teste do WordPress .

Para mais detalhes sobre como o editor funciona, você pode conferir nosso guia completo do Gutenberg Editor .

Gutenberg também vai afetar temas e plugins

Além de sua própria experiência de edição, Gutenberg também trará mudanças importantes para muitos dos seus plugins e temas favoritos . Por exemplo, provavelmente veremos o surgimento de vários temas amigáveis ​​ao Gutenberg , que serão desenvolvidos para aproveitar todos os novos recursos oferecidos pelo editor.

Da mesma forma, você verá alterações com alguns de seus plug-ins favoritos . Muitos plug-ins interagem diretamente com o editor do WordPress, seja para adicionar novas funcionalidades ou incluir códigos de acesso . Esses plugins precisarão se tornar compatíveis com o Gutenberg, a menos que eles queiram alienar uma grande parte de sua base de usuários. Daqui a alguns anos, pode até ser comum encontrar plugins que suportem apenas Gutenberg.

Quando é a data de lançamento do WordPress 5.0?

A equipe principal do WordPress agendou uma data de lançamento proposta para 27de novembro de 2018 . Embora essa seja a estimativa  neste momento , a equipe principal também construiu muita margem de manobra nesse cronograma.

Primeiramente, eles dizem que “Sabemos que há uma chance de que o 5.0 precise de mais tempo, então essas datas podem ser reduzidas em até 8 dias se necessário”.

E se esses 8 dias não forem suficientes, há outra contingência para mover o release de volta para 22 de janeiro de 2019 para evitar liberá-lo muito perto dos feriados de Natal.

Assim:

  • Na melhor das hipóteses , você poderá ver o WordPress 5.0 em 27 de novembro de 2018.
  • Mas se a equipe não sentir que o lançamento está pronto, o  WordPress 5.0 pode ser lançado até 22 de janeiro de 2019.

Prepare-se porque as vezes eles estão mudando

Cada versão principal do WordPress traz mudanças na forma como usamos a plataforma. No entanto, mesmo antes de sair, podemos dizer com absoluta certeza que 5.0 mudará fundamentalmente a maneira como a maioria das pessoas interage com o WordPress por causa do Editor de Gutenberg.

Se você é old-school, você será capaz de ficar com o editor clássico do WordPress no futuro previsível. No entanto, se você planeja se adaptar, você deve começar a ler como o Gutenberg funciona imediatamente. Isso dará a você uma vantagem sobre a concorrência, uma vez que o WordPress 5.0 esteja ativo, e ajudará a determinar quais dos seus temas e plugins podem ser mais afetados.

fonte: https://themeisle.com

Precisando de uma hospedagem de qualidade para sei site WordPress e que dê o suporte necessário para o sucesso do seu site? Conheça a SOLOWEB, planos de hospedagem à parti de R$ 5,90 conheça essa e outras ofertas acesse: https://soloweb.com.br

 

Acesse https://soloweb.com.br e escolha seu plano

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br