Geral

Soloweb Dicas – Utilizando MailChimp no WordPress

Um dos melhores serviços de e-mail marketing e autoresponder da atualidade, o MailChimp pode ser crucial para a fidelização de seus leitores e consequentemente, para o sucesso do seu empreendimento digital. Com um plano inicial gratuito, esse serviço é o começo perfeito para quem ainda não tem tanta intimidade com esse tipo de ferramenta. Por isso, se esse é o seu primeiro contato o CanalWP tem um guia completo de como usar o MailChimp no WordPress.

 

Começando no MailChimp

MailChimp no WordPress - Site do MailChimp

Para começar a utilizar o serviço de envio de e-mails e criar sua lista de forma automatizada no WordPress é preciso criar uma conta no site do MailChimp. Por isso, clique neste link e lá na barra superior do site clique no botão Sign Up Free.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

MailChimp no WordPress - Cadastro

Agora, na página para cadastro, você deve preencher todos os campos requeridos. E-mail, Nome de Usuário e Senha. Nós escrevemos um tutorial recentemente com ferramentas que lhe ajudam a Gerenciar Senhas no WordPress.

Na hora de criar a sua senha é possível que você encontre alguma dificuldade. Pois, o MailChimp pede que algumas regras sejam obedecidas para a criação da mesma. Sua senha deve possuir ao menos:

  • Uma letra minúscula
  • Uma letra maiúscula
  • Um número
  • Um caractere especial
  • No mínimo 8 caracteres

 

Preencheu todos os campos? Ótimo! Agora clica lá no botão Create My Account. Você verá uma mensagem de agradecimento pelo seu cadastro e um pedido que você acesse sua Caixa de Correio.

MailChimp no WordPress - Ativação de Conta pelo E-mail

No e-mail que o MailChimp acabou de te enviar, clique no botão referente a ativação da sua conta – com título Activate Account.

MailChimp no WordPress - Cadastro Completo

Após confirmar a sua conta e que você não é um robô, o MailChimp pede que você preencha um formulário mais completo – com Nome, Sobrenome, Empresa, Site, Cidade, Estado, etc. Neste formulário você deve informar também quantos funcionários trabalham em sua organização e quantos anos de existência possui a mesma. Também é requerido que você informe se você vai importar um lista de e-mails para o MailChimp – no caso de você já possuir uma, e se está realizando todo esse processo de cadastro e configuração para um cliente.

Preencha tudo e siga para o Painel do MailChimp.

Criando a sua Primeira Lista

Ufa! Passamos por todo aquele primeiro cadastro, confirmação e também do segundo formulário que o MailChimp pede. Excelente!

Agora que você fez todos os passos e já foi redirecionado para o Painel do MailChimp, podemos começar. A primeira coisa a se fazer é a criação da nossa primeira lista de e-mails. Então, segundo a imagem mostrada abaixo, clique no botão Create A Listreferente a criação de uma lista:

MailChimp no WordPress - Painel MailChimp

Na página de listas você verá que não possui ainda nenhuma lista de e-mail. Então, do lado direito da mesma página, você verá uma sinalização para clicar no botão Create List – clique nele.

MailChimp no WordPress - Listas

Na página para a Criação de uma Lista, você precisa informar alguns dados, preenchendo os seguintes campos:

  • List name / Nome da Lista – Necessário para identificar suas listas;
  • Default “from” email / E-mail Padrão – Seus e-mail serão enviados pelo MailChimp, mas os assinantes precisam reconhecer seu e-mail;
  • Default “from” name /Nome de Contato Padrão – Insira seu Nome ou o da sua Empresa ou Site, algo que seus assinantes reconheçam;
  • Remind people how they got on your list / Lembrar aos seus assinantes porque estão em sua lista;
  • Contact information for this list / Endereço de Contato – O MailChimp adiciona aos seus e-mails um endereço. Clique em Edit para alterar;
  • Notifications / Notificações – Aqui você escolhe a frequência e quando você deve receber aviso em seu e-mail cadastrado.

MailChimp no WordPress - Criar Lista

Preencha todos os campos e clique em Save para finalizar a criação da sua lista.

Com a sua lista criada no MailChimp, precisamos adicionar um formulário ao seu site para que seus visitantes possam assinar e fazer parte da sua lista.

Criando Formulário de Inscrição do MailChimp

Ao finalizar a criação da sua lista de e-mails no MailChimp, você verá a página com detalhes sobre a mesma. No entanto, como você ainda não possui nenhum assinante para ela, não haverá nada ali.

MailChimp no WordPress - Lista Criada

Precisamos voltar para a página de Listas do MailChimp para iniciar a criação de um formulário que as pessoas possam se inscrever. Assim, clique no link Lists no topo da página. Na próxima página você pode escolher o tipo de formulário que será gerado. O que vamos utilizar é o Embedded Forms. Logo, clique no botão select referente a essa escolha.

MailChimp no WordPress - Embedded Forms

Assim você se deparará com uma página para que as configurações de aparência e campos do seu formulário de inscrição sejam definidas.

Perceba que existem 4 links para a criação de formulários: Classic, Super Slim, Simples e Advanced. Cada um apresenta diferentes layouts, com exibição mais rica ou mais simples dos forms. Escolha aquela que mais te agradar.

MailChimp no WordPress - Configuração de Formulário

Ao final das configurações, copie o código exibido pelo MailChimp para que possamos integrá-lo ao seu site, blog ou loja.

Formulário Personalizado

MailChimp no WordPress - The Form Builder

Caso as configurações que o MailChimp permite que você faça por padrão, não sejam suficientes para o que quer, você pode criar formulários personalizados. Clique no link the form builder para ser redirecionado. Essa opção é essencial para conseguir traduzir e escolher quantos campos devem ser exibidos em seus formulários MailChimp.

Adicionando seu Formulário MailChimp no WordPress

Agora que você tem o código para integração do formulário em seu site, falta pouco para que os visitantes do seu site comecem a engordar a sua lista de e-mails.

Com o código copiado segundo o passo a passo que fizemos no tópico anterior, você precisa acessar a Dashboard do seu WordPress e acessar a área de widgets – vamos adicionar o formulário ali (Aparência > Widgets).

Escolha um widget do tipo Texto e arraste até a Sidebar em que você deseja que o formulário seja exibido. Depois, cole o código de integração do formulário e clique no botão Salvar. Pronto! Depois de muitos passos, é verdade, você pode conferir o resultado acessando o Front-End do seu blog.

Conclusão

A construção e enriquecimento da sua lista de contatos de e-mail é um dos fatores mais importantes para um empreendedor digital. Isso porque essa é uma das maneiras mais eficazes e confiáveis de alimentar o seu público com informações relevantes e porque aqui, o contato é realmente garantido. É por isso que o MailChimp é super indicado para quem precisa trabalhar em cima de sua lista de emails, enviar mensagens e construir campanhas de grandes resultados.Atrele agora mesmo o MailChimp no WordPress e veja como conquistar a confiança de seus leitores será uma doce consequência do seu trabalho.

Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.

 

Fonte: Canal WP
Post: https://www.canalwp.com/tutorial-wordpress/como-usar-mailchimp-no-wordpress/
Precisando de hospedagem para seu wordpress? Acesse www.soloweb.com.br hospedagens econômicas a partir de R$5,90.
Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br