Destaque PrincipalWordpress

Como ocultar/esconder opções de menu no admin WordPress

Nesse tutorial de hoje, vamos ensinar como ocultar itens do menu e até mudar de nome para determinados usuários.

Alguns projetos no WordPress exigem adaptação extra que geralmente não são tão simples e precisamos nos desdobrar para resolver, umas delas é quando o cliente pede para mudar o menu administrativo conforme o usuário logado, e é aqui onde esta dica vai te ajudar bastante.

Passo 1

Como primeira dica vamos ensinar a realizar esse procedimento via script, para quem tem intimidade com códigos esta é uma forma de realizar a remoção de itens do menu admin do WordPress. Basta inserir o seguinte código dentro do arquivo functions.php que fica no diretório do tema(/home/user/public_html/wp-content/themes/nomedotema/functions.php).

add_action( 'admin_init', 'my_remove_menu_pages' );
function my_remove_menu_pages() {


  global $user_ID;

  if ( $user_ID != 1 )  { //your user id

   remove_menu_page('edit-comments.php'); // Comentários
   remove_menu_page('edit.php?post_type=page');//Páginas
   remove_menu_page('upload.php');// Mídia
   remove_menu_page('plugins.php'); // Plugins
   remove_menu_page('themes.php'); // Aparência
   remove_menu_page('users.php'); // Usuários
   remove_menu_page('tools.php'); // Ferramentas
   remove_menu_page('options-general.php'); // Configurações 
  }
}

Na função acima eu digo que para todos os usuários menos o admin(identificado com o ID 1), seja retirado os itens de menu descritos.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Com isso você já remove uma boa parte dos menus desnecessários para usuários que não seja administradores. Mas se eu quiser remover mais itens? E se eu quiser renomear alguns menus? No passo 2 vamos ensinar como.

Passo 2

Nesse segundo passo vamos ensinar utilizar um plugin muito funcional para este tipo de tarefa, o plugin se chama Admin Menu Editor, para instalar vá em “Plugins” > “Adicionar novo” pesquise por “Admin Menu Editor”, clique em “Instalar agora” e depois “Ativar”.

Passo 3

Com o plugin instalado vamos agora realizar as configurações necessárias.

obs.: Vamos sempre estar falando aqui da versão gratuita, a versão PRO apresenta bem mais opções, porém não vamos falar dela aqui neste post.

Falando de plugin acesse o link abaixo para mais dicas de segurança no WordPress.

Agora que você possui o plugin instalado, selecione à opção “Configurações” > “Menu Editor” e lá você vai começar a editar o menu para seu usuário.

Passo 4

Na aba 1 você tem o Admin menu, todas as opções que existe no seu menu como administrador, na qual você pode até estar ocultando, removendo ou renomeando.

Na opção 1 marcada na imagem, você ocultará o menu para todos, inclusive o administrador. Já na opção 2 você removerá também para todos. Como pode ser visto, você pode mudar o nome do menu em “Menu Title”, você pode mudar o alvo do menu, o comportamento, e também poderá deixar o menu exclusivo para o tipo de usuário em “Extra capability”. Você poderá também adicionar menu caso você esteja programando algo e precisa adicionar o menu para seu app/plugin.

Passo 5

Você também pode adicionar redirecionamentos em seus usuários no momento que eles logarem, desconectarem, registrarem e realizam o primeiro login.

No exemplo acima coloquei que todos os usuários que realizarem o login e os mesmos estiver como editores, serão redirecionados para “Todos os posts”.

A próxima guia não é muito utilizada, pois é uma guia de plugin, onde você pode desativar e mudar informações do mesmo e esse não é o objetivo deste tutorial.

Pronto, com esse plugin você pode realizar edições no seu menu de maneira simples e didática.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br