Destaque PrincipalDestaque SecundárioGerenciamentoSegurança

7 ferramentas gratuitas para monitorar servidores Linux

Monitorar servidores Linux é uma tarefa crucial para evitar situações problemáticas. Uma determinada cron job falhando, por exemplo, pode significar que um backup importante não está sendo executado rotineiramente.

Por outro lado, em um servidor cujo espaço em disco disponível é quase zero, os serviços em execução podem ser negativamente afetados.

Garantir que nada impeça o perfeito funcionamento dos sistemas é essencial, e para isto você deve contar com ferramentas de monitoramento adequadas, que emitam alertas em caso de problemas.

Felizmente, existem várias ferramentas gratuitas disponíveis, capazes de ajudá-lo a monitorar o desempenho do seu servidor Linux e identificar possíveis problemas antes que eles se tornem críticos.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Neste artigo, apresentamos 6 (seis) excelentes ferramentas, todas capazes de ajudá-lo a simplificar o processo de monitoramento de servidores.

Algumas delas, além disso, são open source. Outras, por outro lado, oferecem planos gratuitos bem interessantes.

Este guia lista tanto alternativas que devem ser instaladas em um servidor, quanto soluções baseadas na web, nas quais você deve criar uma conta para então usar os serviços.

Tudo através de detalhes e informações essenciais, para que você possa tomar sua decisão e optar pela ferramenta que melhor se adequa às suas necessidades.

Por que monitorar servidores Linux?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que várias das ferramentas constantes neste guia proporcionam o monitoramento do uptime.

Nesse sentido, você deve ter em mente que uptime, basicamente, diz respeito ao período de tempo em que determinado servidor remoto encontra-se em funcionamento sem a ocorrência de problemas.

Uptime está diretamente relacionado com a disponibilidade dos serviços. Em relação a um website, especificamente, o uptime representa o tempo total em que o mesmo encontra-se online/disponível.

Monitoramento

Ou seja, o tempo total em que o servidor, bem como tudo o que é necessário para que o site funcione, forneceu respostas positivas às solicitações (o site encontra-se acessível).

Fica assim, portanto, determinada a importância do monitoramento de servidores (incluindo o uptime), não apenas Linux, mas de servidores remotos como um todo.

Este tipo de serviço/ferramenta serve para que você acompanhe de perto o que está acontecendo com suas máquinas.

Uma boa ferramenta de monitoramento de servidores oferece um painel com estatísticas, além de alertas através de e-mail, SMS e outros métodos.

Tudo para que você seja sempre notificado caso algo de errado esteja acontecendo.

Monitorar servidores Linux com o Nagios Core

O Nagios Core é uma solução robusta e bastante utilizada por administradores e equipes de DevOps no mundo todo.

Trata-se de um software open source, através do qual você pode monitorar a disponibilidade, o desempenho e a integridade de servidores, serviços e aplicativos.

Monitorar servidores Linux - Nagios Core
Dashboard da solução de monitoramento open source Nagios Core

A ferramenta de monitoramento de servidores também oferece alertas em tempo real. Ou seja, você será notificado caso problemas ocorram no servidor, para que as medidas necessárias sejam então tomadas.

Quando se trata de monitorar servidores Linux, o Nagios Core é uma excelente escolha. Além disso, o software é bastante personalizável.

Centenas de plugins, também gratuitos, estão disponíveis, sempre visando atender a diferentes necessidades de monitoramento.

Link para Nagios

Monitorar servidores Linux com o Zabbix

O Zabbix é mais uma solução de código aberto, também disponível para download gratuito. Através deste software, você pode monitorar servidores Linux e obter relatórios bastante detalhados.

O Zabbix, além disso, pode ser integrado com outras ferramentas de gerenciamento de TI, sendo que estão disponíveis versões para várias distros, como por exemplo Ubuntu, CentOS e RHEL.

Monitorar servidores Linux - Zabbix
O Zabbix oferece uma interface elegante e alertas em tempo real

Trata-se de outra ferramenta popular de monitoramento de servidor Linux, que oferece monitoramento em tempo real, alertas personalizáveis e inúmeros relatórios.

Através do Zabbix, você pode monitorar a disponibilidade e o desempenho de seus servidores e serviços, além da utilização de recursos no sistema.

A solução de monitoramento também é altamente personalizável, e conta inclusive com imagens disponíveis para várias nuvens, incluindo Amazon AWS, Azure, Digital Ocean e Google Cloud.

Link para Zabbix

Monitorar servidores Linux com o Cacti

O monitoramento de servidores é uma tarefa que deve ser levada muito a sério, e assim, o Cacti é mais uma excelente escolha.

Trata-se de mais uma solução open source, através da qual você pode monitorar servidores Linux de forma bastante simplificada.

Ferramenta de monitoramento de servidores Linux - Cacti
Exemplo de tabela na dashboard do Cacti

O Cacti também é um frontend para a ferramenta de código aberto RRDtool, e através de inúmeros gráficos e tabelas, o software exibe informações relacionadas ao desempenho do sistema.

Extensível através de diversos plugins, o Cacti também é capaz de monitorar vários dispositivos de rede, incluindo roteadores e switches, além de permitir métodos personalizados de aquisição de dados.

Ele também oferece recursos avançados em gráficos, para que o usuário seja capaz de conferir tendências e padrões de uso.

O Cacti é muito customizável, e pode ser integrado a outras ferramentas de gerenciamento de TI, para assim fornecer uma solução completa de monitoramento de rede. Além disso, nunca é demais lembrar que trata-se de uma ferramenta de código aberto e 100% gratuita.

Estão disponíveis versões do software para inúmeras distribuições diferentes, incluindo Gentoo, Debian, CentOS e Fedora, apesar de também ser possível baixar um pacote .tar.gz através do site oficial.

Link para Cacti

Cronitor

O Cronitor é uma solução web based, que também representa uma excelente escolha quando se trata de monitorar servidores Linux.

Porém, a solução em nuvem conta com outros recursos interessantes e úteis, que vão desde o monitoramento de uptime até o gerenciamento de cron jobs.

Monitorar servidores Linux - Cronitor
O Cronitor é uma ótima opção para monitoramento de uptime

Através do Cronitor você pode ir além de simplesmente monitorar servidores Linux. Ele oferece recursos capazes de identificar, por exemplo, se um script de backup programado para rodar de madrugada não está funcionando.

A ferramenta também pode monitorar, dessa forma, qualquer tipo de cron job. Ela dispara alertas através de vários métodos diferentes, a fim de notificar os administradores em caso de problemas.

O Cronitor também disponibiliza relatórios detalhados, e você pode inclusive conferir quais foram os erros encontrados.

Em relação ao monitoramento de uptime, o Cronitor utiliza uma rede com servidores em 5 continentes, sendo possível monitorar websites, APIs e até mesmo servidores de e-mail.

Aqui, a solução verifica de tempos em tempos se os serviços estão disponíveis, e em caso de problemas você é alertado.

Também fazem parte dos recursos oferecidos pela solução uma ferramenta de páginas de status de serviços, totalmente integrada ao sistema de monitoramento, bem como algo chamado Heartbeat.

Através dos Heartbeats, “pulsos” são esperados pelo sistema de tempos em tempos (intervalo que você define). Assim, você pode incluir as chamadas para tais “pulsos” em um script de backup, por exemplo, e o Cronitor disparará um alerta sempre que a resposta não for recebida em tempo hábil.

Ou seja, caso algum problema aconteça, e o script não seja executado, você é notificado através de e-mail ou SMS, por exemplo.

Existem planos pagos do Cronitor, entretanto, o plano gratuito oferece recursos básicos e 5 monitoramentos.

Link para Cronitor

Better Uptime

O Better Uptime é outra alternativa web based para monitoramento de uptime, que oferece inclusive uma linha do tempo onde você pode conferir os momentos exatos em que algo deu errado.

A plataforma também permite o monitoramento de cron jobs, e para quem tem em mente monitorar servidores Linux, trata-se de outra excelente alternativa.

Better Uptime

O Better Uptime disponibiliza relatórios muito úteis, e através do monitoramento em tempo real, que utiliza servidores em vários pontos do mundo, você fica sabendo quando e onde um problema aconteceu.

O serviço também inclui páginas de status integradas à plataforma de monitoramento, sendo que você pode inclusive utilizar seu próprio subdomínio.

Mesmo no plano gratuito, o Better Uptime permite que você utilize um prático aplicativo (iOS e Android), o qual dispara notificações em caso de quedas ou interrupções.

Além disso, dependendo do plano escolhido, é possível receber alertas através de SMS, e-mail e Slack.

Através desta completa plataforma, monitorar servidores Linux não é algo difícil. O serviço permite o monitoramento de APIs, websites, servidores de e-mail, etc.

Também é possível receber alertas caso o espaço em disco se esgote, ou então caso a memória RAM atinja determinado nível de utilização.

Os alertas podem ser disparados inclusive através de chamadas de voz (dependendo do plano), sendo também possível notificar vários membros da equipe, simultaneamente.

Um recurso também muito interessante na plataforma é o monitoramento de domínios. Aqui, você é notificado alguns dias antes da expiração do registro de seu domínio web, para que possa então renová-lo a tempo.

O plano gratuito do Better Uptime garante o envio de alertas via e-mail, além de verificações em intervalos de 3 minutos e 5 páginas de status.

Os planos pagos contam com limites mais generosos, incluindo checagens em intervalos de 30 segundos.

Link para Better Uptime

UptimeRobot

Através de um plano gratuito no UptimeRobot, você ganha 50 monitoramentos, em intervalos de 5 minutos. Além disso, a plataforma também é capaz de monitorar portas e protocolos, por exemplo.

O UptimeRobot funciona de modo similar ao Cronitor e ao Better Uptime. Trata-se também de uma ferramenta online, ou seja, você cria uma conta (que pode ser gratuita), cadastra os sites e serviços e define as configurações de monitoramento.

UptimeRobot

A solução web based, além disso, envia alertas através de SMS, e-mail, Slack, Twitter, Telegram e chamadas de voz (sempre dependendo do plano escolhido).

Membros da sua equipe também podem ser avisados em caso de problemas, e o UptimeRobot acaba sendo uma alternativa interessante e prática, mesmo se você precisar “apenas” de monitoramento de uptime.

PHP Server Monitor

PHP Server Monitor é um script que verifica se seus sites e servidores estão funcionando. Ele vem com uma interface de usuário baseada na web onde você pode gerenciar seus serviços e sites, e você pode gerenciar usuários para cada servidor com um número de celular e endereço de e-mail.

Características

  • Monitore serviços e sites (veja abaixo).
  • Notificações por e-mail, SMS e Pushover.net .
  • Visualize gráficos históricos de tempo de atividade e latência.
  • Autenticação do usuário com 2 níveis (administrador e usuário comum).
  • Logs de erros de conexão, e-mails enviados e mensagens de texto.
  • Fácil implementação de cronjob para verificar automaticamente seus servidores.

Existem duas maneiras diferentes de monitorar um servidor:

  • ServiçoUma conexão será feita com o ip ou domínio inserido, na porta fornecida. Dessa forma, você pode verificar se determinados serviços em sua máquina ainda estão em execução. Para verificar seu serviço IMAP, por exemplo, digite a porta 143.
  • Local na rede InternetVocê pode inserir um link para um site (por exemplo http://sourceforge.net/index.php), ele usará cURL para abrir o site e verificar o código de status HTTP (consulte http://en.wikipedia.org/ wiki/List_of_HTTP_status_codes para detalhes). Se o código de status HTTP estiver no intervalo 4xx, significa que ocorreu um erro e o site não está acessível ao público. Você também pode definir uma expressão regular para corresponder a determinado conteúdo na própria página. Se a expressão regular não retornar correspondências, o site será considerado inativo. Em ambos os casos, o script retornará um “status offline” e começará a enviar notificações.

Link para PHP Server Monitor

Fonte: https://teclinux.com/as-6-melhores-ferramentas-gratuitas-para-monitorar-servidores-linux/

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br