Destaque PrincipalDestaque SecundárioDicasLinuxSegurançaServidoresTutoriais

Aprenda a instalar o novo cliente terminal do GDrive para Linux.

A antiga versão do GDrive cliente terminal para o Linux foi descontinuada. No tutorial de hoje vamos ensinar a instalar a nova versão dela em seu Linux CentOS.

Precisando de ajuda para configurar seu Servidor Linux? Entrem em contato conosco, a SOLOWEB tem o prazer em ajudar.

Passo 1

Crie uma pasta do gdrive em qualquer diretorio do seu servidor, vamos usar o diretorio root:

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.
$ cd /root
$ mkdir gdrive

Agora vamos acessar a pasta criada e baixar o arquivo:

$ cd gdrive
$ wget https://github.com/BugCode1/gdrive/releases/download/2.1.2/gdrive_2.1.2_linux_386.tar.gz

Passo 2

Após baixar o arquivo vamos descompactá-lo e instalar o aplicativo na pasta padrão de app’s executáveis no linux:

$ tar -xzf gdrive_2.1.2_linux_386.tar.gz
$ install gdrive /usr/bin/gdrive

Veja essa dica também de utilizar aws-cli em seu servidor linux.

Passo 3

Agora vem a dica importante, para ativar a ferramenta em sua conta do gdrive é preciso copiar o código de ativação, primeiro execute o comando abaixo em seguida você verá uma mensagem com um link para ativar:

$ gdrive about
Authentication needed
Go to the following url in your browser:
https://accounts.google.com/o/oauth2/auth?access_type=offline&client_id=367116221053-7n0vf5akeru7on6o2fjinrecpdoe99eg.apps.googleusercontent.com&redirect_uri=http%3A%2F%2Flocalhost%3A1&response_type=code&scope=https%3A%2F%2Fwww.googleapis.com%2Fauth%2Fdrive&state=state

Enter verification code:

Copie o link e cole em seu navegador, logue com sua conta e autorize a aplicação ter acesso ao sua conta:

Assim que clicar em permitir irá ocorrer um erro, mas essa tela é importante, pois você vai precisar copiar uma parte do código da URL e colar em seu terminal:

Toda essa parte manchada é o código que você precisará copiar. Agora só é colar no terminal no campo que aparece “Enter verification code:” e pressione enter. Pronto seu GDrive estará ativo.

Pronto essa é a mensagem final informando dados de sua conta e o que ela já possui utilizada. Os comandos são praticamente os mesmos como o da versão anterior.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br