Destaque PrincipalDestaque SecundárioDicasGeralGerenciamentoLinuxZimbra

Resolvendo problemas de DNS (resolv.conf) no Zimbra

O Ubuntu 20.04 vem com configuração de DNS fixa no resolv.conf, então toda vez que você tenta realizar uma alteração no resolv.conf e reinicia o serviço no Zimbra as configurações volta ao padrão de instalação.

Isso resulta em alguns problemas no envio de e-mail, como o sistema de anti-vírus e anti-spam não iniciam, recusando o recebimento e envio de qualquer mensagem.

Vamos aqui ensinar a resolver de forma bem simples em poucos passos.

Precisa de ajuda com seu servidor Zimbra? Ou deseja implantar uma solução completa de e-mail e outros serviços para sua empresa ou clientes? Fale com que é especialista. https://soloweb.com.br

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Zimbra Collaboration Suite é um groupware criado pela Zimbra, Inc. A empresa foi comprada pela Yahoo! em Setembro de 2007 e depois comprada pela VMWare em 12 de Janeiro de 2010. Em Julho de 2013, a VMware vendeu a empresa para a Telligent Systems, que mudou o nome para Zimbra, Inc. em Setembro de 2013. Wikipédia

Passo 1

Você primeiro precisa configurar os DNS do Google para poder instalar os pacotes da aplicação, então acesse o arquivo resolv.conf e configure os seguintes dns:

$ vim /etc/resolv.conf
-=-=-=--=-=-=--=-=-=--=-=-=--=-=-=--=-=-=-
nameservers 8.8.8.8
nameservers 8.8.4.4
-=-=-=--=-=-=--=-=-=--=-=-=--=-=-=--=-=-=-

Lembre de comentar a linha com um “#” caso exista um dns localhost > “nameservers 127.0.0.1”.

Passo 2

Agora vamos instalar o pacote do resolvconf, basta executar o seguinte comando:

$ apt install resolvconf -y
$ systemctl enable resolvconf.service
$ systemctl start resolvconf.service

Passo 3

Com o pacote instalado, vamos agora finalmente deixar as configurações do DNS fixa, edite o seguinte arquivo, “/etc/resolvconf/resolv.conf.d/head” e insira os nameservers do Google já citado aqui:

nameservers 8.8.8.8
nameservers 8.8.4.4

Passo 4

Estamos quase lá, basta agora rodar os seguintes comandos para poder salvar a configuração:

$ resolvconf --enable-updates
$ resolvconf -u

Pronto, agora que configuramos, você vai poder restartar o serviço Zimbra com um “zmcontrol restart”, e os DNS não vão mais sair da configuração.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br