CWPDestaque PrincipalDestaque Secundário

Como ativar o SpamAssassin no CWP

No tutorial de hoje, vamos ensinar a ativar o SpamAssassin no CWP. O procedimento é simples, basta seguir os passos logo a baixo.

Control Web Panel (CWP), anteriormente conhecido como CentOS Web Panel, é um software de administração de servidor para sistemas Linux. O CWP possui uma longa lista de recursos para gerenciar um servidor não gerenciado a partir do navegador da Web, facilitando a curva de aprendizado para usuários novatos não familiarizados com a interface de linha de comando (CLI).

Precisando de um serviços de e-mail? Temos soluções ideais para seu negócio. Seja Servidor de E-mail, Servidores Zimbra, Postfix e outros, entre em contato conosco https://soloweb.com.br

Passo 1

Antes de iniciar qualquer configuração, você deve ativar o Anti-Spam nas configurações do MailServer, praticamente recompilar caso esteja desativado no Postfix.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

No menu lateral esquerdo do painel Administrativo vá em > “Email” > “MailServer Manager” :

Marque a opção AntiSpam/AntiVirus(recommended) e clique em “Rebuild Mail Server”. Agora é só aguardar finalizar para podermos dar continuidade na configuração do SpamAssassin.

Passo 2

Você deverá acessar agora o arquivo de configuração do Postfix(master.cf). Confirme se depois do Rebuild ele já está com estas configurações, caso não esteja configure-as:

smtp      inet  n       -       n       -       -       smtpd
  -o content_filter=smtp-amavis:127.0.0.1:10024
  -o receive_override_options=no_address_mappings
  -o content_filter=spamassassin

Adicione esta configuração também, caso não possua:

spamassassin      unix -      n      n      -      -      pipe
  user=nobody argv=/usr/bin/spamc -f -e
  /usr/sbin/sendmail -oi -f ${sender} ${recipient}

Passo 3

Como próximo passo, vamos criar/editar o arquivo /etc/sysconfig/spamassassin:

SAHOME="/var/lib/spamassassin/"
SPAMDOPTIONS="-d -c -m5 -u nobody -s ${SAHOME}spamd.log"

As opções inseridas são:

  • -d Desconecte do processo inicial e execute em segundo plano (daemonizar).
  • -c Crie arquivos de preferências do usuário se eles não existirem.
  • -C Definir pasta de configuração.
  • -m Esta opção específica o número máximo de sub-processos a serem gerados.
  • -u Execute como o usuário nomeado.
  • -s Especifique o recurso de syslog(log da aplicação).

Passo 4

Antes de continuar com o Passo 4 precisamos nos certificar se o caminho “/var/lib/spamassassin/” está com a permissão de grupo e usuário “nobody”.

Continuamos com a configuração agora do arquivo local.cf que se localiza “/usr/share/spamassassin/”. Neste arquivo vamos configurar os seguintes parâmetros:

rewrite_header Subject *****SPAM*****
# report_safe 1
required_score 5.0
use_bayes 1
bayes_auto_learn 1
bayes_ignore_header X-Bogosity
bayes_ignore_header X-Spam-Flag
bayes_ignore_header X-Spam-Status
include /usr/share/spamassassin/

Passo 5

Agora com a configuração completa finalizamos com os seguintes comandos:

sa-update
systemctl restart postfix spamassassin

Pronto, qualquer configuração adicional será necessário configurar manualmente assim como a ativação, o CWP ainda não oferece suporte em sua interface para o SpamAssassin.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br