As melhores distribuição Linux em 2022
Na dica de hoje vamos falar das distribuições linux que se destacaram nesse ano de 2022.
Vamos a nossa lista.
Linux Mint 20.3
Linux Mint é agora a principal distribuição Linux, superando o Ubuntu e todas as outras distribuições para se tornar a principal concorrência contra o Windows e MacOS. Quando você olha para os recursos do Linux Mint, como o pacote de produtividade LibreOffice e a função de restauração de instantâneos Timeshift, essa afirmação se torna fácil de acreditar. Os jogadores podem acessar mais de 7.500 títulos compatíveis no Steam, enquanto os designers gráficos podem usar o Blender, o Gimp e o Inkscape.
Ubuntu 22.04Linux Mint é agora a principal distribuição Linux, superando o Ubuntu e todas as outras distribuições para se tornar a principal concorrência contra o Windows e MacOS. Quando você olha para os recursos do Linux Mint, como o pacote de produtividade LibreOffice e a função de restauração de instantâneos Timeshift, essa afirmação se torna fácil de acreditar. Os jogadores podem acessar mais de 7.500 títulos compatíveis no Steam, enquanto os designers gráficos podem usar o Blender, o Gimp e o Inkscape. Esta distro tem algo para todos.
Ubuntu 22.04
O Ubuntu continua sendo uma das distribuições Linux mais populares existentes, embora tenha estreado originalmente há mais de uma década. É também a distro mais utilizada até hoje e até vem pré-instalada em desktops e laptops fabricados pela HP, Dell e Acer como uma alternativa ao Windows. Você também pode baixar a versão Vanilla do Ubuntu através da loja interna da Microsoft para Windows.
openSUSE’s LEAP
Também conhecido como SUSE Linux e SUSE Linus Professional, o openSUSE é outra distribuição popular por causa de sua flexibilidade de interface e instalação simples de arquivos. Sys-admins e desenvolvedores acharão este programa particularmente útil devido aos seus rigorosos protocolos de segurança, mas o sistema operacional se divide nas versões openSUSE Tumbleweed, openSUSE Leap e openSUSE.
Fedora
Não deixe o nome bobo desta distribuição Linux enganá-lo. É um sistema operacional flexível com três opções separadas, dependendo das suas necessidades. Uma estação de trabalho, servidor e versão centrada na nuvem estão disponíveis. Além disso, a versão workstation possui excelentes ferramentas para necessidades específicas, como jogos, design e até robótica, entre outras. O recém-lançado Fedora 36 usa principalmente a interface GNOME 42, mas versões usando diferentes ambientes de desktop estão disponíveis.
Debian
Debian é uma das distribuições Linux mais antigas, lançada pela primeira vez em 1996. Desde então, ele serviu como estrutura para muitas outras distribuições – ou seja, Ubuntu e Mint – que posteriormente passaram a inspirar e informar inúmeras outras distros. Em termos do desenvolvimento da distro de hoje, o Debian pode ser considerado um avô amado. A versão moderna do Debian oferece mais de 59.000 pacotes com diferentes ambientes de desktop integrados a ele, embora o Gnome seja a interface suportada principalmente.
Manjaro
O Manjaro é baseado em outra distribuição Linux chamada Arch. Ambos visam fornecer software de ponta sem sobrecarregar seu PC, mas o Manjaro é mais amigável para iniciantes. O programa pai Arch é ajustado para usuários avançados e experientes em tecnologia que podem navegar no back-end do Linux melhor do que o Mickey Mouse na Disney World, enquanto o Manjaro se concentra na facilidade de uso e simpatia para os recém-chegados, sem despir todas as coisas boas que tornam o Arch ótimo.
Arch Linux
Para aqueles que não se importam com uma interface de usuário que coloca os resultados acima do design, o Arch Linux é uma distribuição a ser considerada. Aqueles que têm PCs mais antigos ou apenas querem impedir que seu sistema operacional aumente seus dispositivos se beneficiarão do terminal, que permite aos usuários baixar e instalar compilações personalizadas e pacotes de software em torno de seu kernel Linux. Por outro lado, essa liberdade significa que os usuários terão que baixar qualquer software e decidir sobre todas as personalizações.
Solus
Solus é uma distribuição Linux que foi lançada no final de 2015 e se comercializou como um sistema operacional versátil para todos. Ele foi construído a partir do zero com o usuário geral do dispositivo em mente e passou a se tornar uma das distribuições mais usadas nos últimos dois anos. É apontado como fácil de configurar e funcional na maioria dos dispositivos. Não só você pode escolher entre interfaces de desktop populares (Budgie, Gnome, MATE e Plasma), mas também pode aproveitar o Firefox, o Thunderbird e outros softwares que você já usa em sua máquina baseada no Windows. O Solus permite que você gerencie dados, de documentos a músicas, na seção Arquivos, e todos os aplicativos podem ser acessados através do Centro de Software.
Zorin
Zorin é uma excelente opção se você está olhando para substituir o seu software Windows ou MacOS com um novo sistema operacional Linux. Zorin conta com as dicas dos dois principais jogadores para criar uma interface fácil de usar. Uma GUI pode torná-lo mais familiar para muitos usuários do Windows e MacOS, tornando-o ainda mais fácil de aprender.
E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br