DesempenhoDicasGerenciamentoServidores

Como configurar um proxy reverso no Nginx, Apache e CentOS 7

Na dica de hoje vamos falar sobre proxy reverso, como você sabe, tanto o Nginx quanto o Apache são servidores web amplamente usados. O poder do Apache e a velocidade do Nginx são bem conhecidos, no entanto, ambos têm desvantagens. O Apache possui uma grande utilização de memória no servidor, enquanto o Nginx não pode processar PHP por conta própria e precisa da ajuda do PHP-FPM ou módulos semelhantes para conteúdo dinâmico.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br

Neste tutorial, vamos configurar os dois servidores web para obter o melhor resultado um do outro, vamos definir o Nginx como nosso processador de conteúdo estático e o Apache para processar o back-end e o conteúdo dinâmico.

Primeiro passo.

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Vamos instalar o Nginx com os seguintes comandos:

#comando para atualizar o repositório
$ yum update -y
#comando para instalar o repositório do nginx
$ yum install epel-release -y
#comando para instalar o nginx
$ yum install nginx -y
#comandos para ativar e iniciar o nginx
$ systemctl enable nginx
$ systemctl start nginx

Segundo passo.

Vamos configurar o nginx:

Crie o arquivo de configuração e insira o seguinte bloco:

$ vim /etc/nginx/conf.d/default.conf

Para inserir pressione a tecla “Insert” ou “I”

server {
        listen   80; 

        root /usr/share/nginx/html/; 
        index index.php index.html index.htm;

        server_name _; 

        location / {
        try_files $uri $uri/ /index.php;
        }

        location ~ \.php$ {
        
        proxy_set_header X-Real-IP  $remote_addr;
        proxy_set_header X-Forwarded-For $remote_addr;
        proxy_set_header Host $host;
        proxy_pass http://127.0.0.1:8080;

         }

         location ~ /\.ht {
                deny all;
        }
}

Para salvar pressione a tecla ESC do seu teclado e digite “:wq” esse comando já salva e sai do arquivo.

Terceiro passo.

Agora vamos instalar e configurar o Apache:

#comando de instalação do apache
$ yum install httpd
#comando de ativação e inicialização do apache
$ systemctl enable httpd
$ systemctl start httpd

Quarto passo.

Vamos fazer o apache funcionar agora no back-end para isso precisamos configurar para que ele funciona na porta 8080. Para configurar basta acessar o arquivo /etc/httpd/conf/httpd.conf procure pela linha que inicie por “listen” remova e cole a seguinte informação:

 Listen 127.0.0.1:8080

Após inserir procure no arquivo a linha que inicie com “DocumentRoot” e modifique pelo seguinte conteúdo:

DocumentRoot "/usr/share/nginx/html/"

Pronto, agora está configurado seu servidor web com proxy-reverso.

Vantagens de se ter proxy reverso:

1. Balanceamento de carga global do servidor (GSLB).

O GSLB é um método sofisticado de balanceamento de carga para dividir o tráfego do site entre um grande número de servidores estrategicamente localizados ao redor do mundo. Geralmente é realizado por meio de roteamento anycast, no qual o proxy reverso seleciona o nó do servidor com o menor tempo de viagem entre o cliente e o servidor.

O GSLB não apenas aumenta a confiabilidade e a segurança do site, mas também melhora o SEO e a experiência do usuário, reduzindo a latência e os tempos de carregamento. Você pode usar o GSLB com outras técnicas de otimização de rede, como Spoon Feeding, para liberar ainda mais os recursos de processamento dos servidores de origem.

2. Melhore a segurança.

O endereço IP e outros atributos dos servidores de origem podem ser ocultados por meio de proxies reversos. Como resultado, o servidor de origem do seu site pode manter melhor seu anonimato, aumentando consideravelmente sua segurança.

Como o proxy reverso recebe todo o tráfego antes de chegar ao servidor principal, qualquer invasor ou hacker que queira atingir seu site com preocupações de segurança, como ataques DDoS, terá dificuldade em fazê-lo.

3. Balanceamento de carga.

Um site com milhões de usuários únicos diários não pode lidar com todo o tráfego de entrada em um único servidor de origem. Você pode distribuir o tráfego de forma inteligente entre um pool de vários servidores nessas instâncias. Para remover um único ponto de falha, todos os servidores geralmente hospedam o mesmo conteúdo, tornando o site mais estável.

Um proxy reverso pode receber tráfego de entrada antes de chegar ao servidor de origem, o que é um método perfeito para fazer isso. Se o servidor de origem ficar sobrecarregado ou morrer completamente, o tráfego pode ser distribuído para outros servidores sem comprometer a operação do site.

4. Monitoramento e registro de tráfego.

Todas as solicitações que passam por um proxy reverso são capturadas. Como resultado, você pode utilizá-los para monitorar e registrar o tráfego como um centro central. Mesmo se você usar vários servidores da Web para hospedar todos os componentes do seu site, um proxy reverso facilitará muito o monitoramento de todos os dados de entrada e saída do seu site.

5. Cache Poderoso.

Um proxy reverso pode ser usado para acelerar páginas da Web armazenando em cache tanto o conteúdo estático quanto o dinâmico. Isso pode diminuir a carga no servidor de origem, tornando o carregamento do site mais rápido.

6. Criptografia SSL otimizada.

O servidor de origem pode ficar sobrecarregado criptografando e descriptografando SSL/TLS solicitações Um proxy reverso pode fazer essa operação, liberando recursos no servidor de origem para outras tarefas críticas, como fornecer o conteúdo.

Outro benefício de descarregar a criptografia e a descriptografia SSL/TSL é que reduz a latência para clientes que estão longe do servidor de origem.

7. Superior Compression.

As respostas do servidor consomem uma quantidade significativa de largura de banda. As respostas do servidor podem ser compactadas antes de serem enviadas ao cliente, reduzindo a quantidade de largura de banda necessária e acelerando as respostas do servidor pela rede.

Como ele reside entre os servidores de origem e o cliente, um proxy reverso é ótimo para compactar as respostas do servidor.

Lembrando que a SoloWeb trabalha com este tipo de configuração e gerenciamento do seu servidor. Faça a cotação conosco.

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br