DesenvolvimentoDestaque PrincipalDestaque Secundário

Saindo de um programa ou script Python

A função em Python usada para sair encerrar o script ou programa em execução atual e a exit(). Você pode usá-lo para parar a execução do programa a qualquer momento. Quando a função é chamada, o programa irá parar imediatamente de executar e sair.

Precisando de um Servidor de Aplicação Python para seu site ou sistema? Entrem em contato conosco montamos para você qualquer tipo de ambiente de desenvolvimento ou produção. Acesse soloweb.com.br

A sintaxe da função é:

exit([status])

O status de saída é um valor inteiro que indica o motivo do encerramento do programa. Por convenção, um status 0 indica execução bem-sucedida e qualquer status diferente de zero indica um erro ou encerramento anormal.status

Precisando de uma hospedagem de site ou de um servidor dedicado personalizado, seja para ambiente de teste, desenvolvimento ou de produção? E com um suporte de especialistas, que ti, ajudam a resolver os problemas o mais rápido possível? A SoloWeb tem o prazer em ti, ajudar com isso. Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo, acesse: www.soloweb.com.br.

Se o argumento for omitido ou não fornecido, o valor padrão é 0.

Veja também

Aqui está um exemplo de uso da função exit()

print("Antes do exit")
exit(1)
print("Depois do exit")  # Esta linha não será executada

Neste exemplo, o programa imprimirá , mas quando a função for chamada com um status de 1, o programa será encerrado imediatamente sem executar o código restante. Portanto, a linha "Depois do exit" não será impressa

Como usar a função em Pythonexit()

Vamos agora escrever um script Python e demonstrar como você pode usar a função de saída corretamente em um cenário do mundo real.

import sys

def main():
    try:
        print("Bem vindo ao nosso programa!")
        
        # Verifica se o usuário deseja sair
        user_input = input("Você deseja sair do programa? (y/n): ")
        if user_input.lower() == "y":
            exit_program()
        
        # Contia com outras operações...
        
    except Exception as e:
        print(f"Ocorreu um erro: {e}")
        exit_program()

def exit_program():
    print("Saindo do programa...")
    sys.exit(0)

if __name__ == "__main__":
    main()

Explicação do código:

  1. O script começa importando o módulo sys, que fornece acesso à função exit()
  2. A função main() serve como ponto de entrada do programa. Você pode adicionar seu código e operações dentro dessa função
  3. Dentro da função main(), você pode executar várias operações. Neste exemplo, basta imprimir uma mensagem de boas-vindas e perguntar ao usuário se ele deseja sair.
  4. Depois de receber a entrada do usuário, você verifica se o usuário deseja sair, comparando sua entrada com “y” (sem distinção entre maiúsculas e minúsculas). Se a condição for true, chame a função para encerrar o script.exit_program()
  5. A função imprime uma mensagem indicando que o programa está saindo e, em seguida, encerrar o programa. O argumento passado para ela indica uma rescisão bem-sucedida. Você pode escolher um código de saída diferente, se necessário.
  6. Finalmente, você verifica se o script está sendo executado como o módulo principal usando a variável __name__. Se estiver, você chama a função para iniciar o programa. main()

Práticas recomendadas ao usar a função exit()

Aqui estão algumas práticas recomendadas para usar a função exit() de forma eficaz:

Importar o módulo sys: Antes de usar a função, você precisa importar o módulo no início do seu script. Inclua a seguinte linha de código:

import sys

Determine a condição de saída: identifique a condição ou situação em que você deseja sair do programa. Isso pode ser baseado na entrada do usuário, em um evento específico, em uma condição de erro ou em qualquer outro critério que exija que o programa pare.

Use sys.exit() para encerrar o programa: Quando a condição de saída for atendida, chame a função  sys.exit() para interromper a execução do programa. Você pode passar um código de status de saída opcional como um argumento para a função, indicando o motivo da rescisão.

Novamente, um código de status de 0 é normalmente usado para indicar a conclusão bem-sucedida do programa, enquanto valores diferentes de zero representam diferentes tipos de erros ou condições excepcionais.

if condition_met:
    sys.exit()  # Termina o programa com status code 0

Você também pode passar um código de status para fornecer informações adicionais:

if error_occurred:
    sys.exit(1)  # Termina o programa com status code 1 indicando um erro

Limpar recursos (opcional): Se o programa usar recursos que precisam ser fechados ou liberados corretamente antes do encerramento, você poderá incluir o código de limpeza antes de chamar o . Por exemplo, fechar arquivos abertos ou liberar conexões de rede. Isso garante que os recursos sejam tratados adequadamente, mesmo se o programa for encerrado inesperadamente.sys.exit()

Condições de saída do documento: é importante documentar as condições de saída específicas em seu código e fornecer comentários indicando por que o programa está sendo encerrado. Isso ajuda outros desenvolvedores a entender o propósito e o comportamento das chamadas.exit()

Esperamos ter ajudado com mais esta dica, e siga nos, nas redes sociais para mais tutoriais, e se precisar de nossa ajuda estamos a disposição: www.soloweb.com.br.

E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br